REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Leitura, arte e educação – o sentido do imaginário, das imagens, imaginação e dos processos criativos na formação do leitor do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Parode, Valquíria Pezzi
dc.contributor.author Silva, Wellington Lucas Belisário da
dc.date.accessioned 2021-07-21T14:31:11Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1454
dc.description.abstract O presente artigo se constitui como pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada para o trabalho de conclusão do Curso de Formação do Leitor, na UERGS/ Porto Alegre. O referido estudo tem como tema a Leitura, a Arte e a Educação, se propõe a destacar a importância da Leitura, a Leitura e sua relação com a Arte, com os processos criativos, no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação no Ensino Médio. Na relação com a Educação, questiona a lógica do modelo tradicional de educação, na busca do sentido do imaginário, dos processos criativos e artísticos, interconectados com o processo pedagógico, destacando a importância da Leitura não apenas na área das Letras, mas em todas as áreas de conhecimento, evidenciando a área de Artes no Ensino Médio, a fim de que os processos criativos, artísticos possibilitem ensino e aprendizagens, desenvolver e ampliar a criatividade, conhecimentos e saberes, a respeito da Leitura e da vida. A contemporaneidade se constitui como um tempo de crise em todos os setores, um processo sem precedentes, muito desafiador para humanidade do século XXI, sendo assim, o estudo destaca a relevância da temática no contexto atual, quanto as relações entre a Leitura, a Arte, a educação, para formação na sociedade e cultura contemporânea. O estudo aborda alguns objetivos específicos, tais como, a questão do Imaginário Educacional, da Leitura e da Arte para desenvolvimento da Imaginação, das Imagens simbólicas e dos processos criativos na formação do leitor, a importância do imaginário, da criatividade, da Imaginação e das imagens, que se configuram a partir da Leitura, também, a utilização de múltiplas inteligências e linguagens que podem ser articuladas na educação, além de vários recursos e materiais, nas aulas do Ensino Médio. Além disso, a pesquisa destaca a importância do papel dos professores na formação. Para reflexão e compreensão do processo foram utilizados alguns aportes teóricos tais como; Bakthin (2000), sobre Leitura, Duarte Jr. (1996) Arte-educação, Ostrower (1977) Processos Criativos, Durand (1997) Imaginário, Parode (2004,2007,2010) Arte-Educação, Formação, papel dos professores.
dc.language.iso 210715s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Formação do leitor
dc.subject Ensino médio
dc.subject Artes
dc.subject Processos Criativos
dc.title Leitura, arte e educação – o sentido do imaginário, das imagens, imaginação e dos processos criativos na formação do leitor do ensino médio
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028.1


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples