REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil: repercussões nas práticas pedagógicas em uma instituição do Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Gobbato, Carolina
dc.contributor.author Klug, Andara Dias de Almeida
dc.date.accessioned 2021-09-08T18:13:02Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1789
dc.description.abstract Este trabalho temcomo objetivo investigar as percepções das professoras sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil, compreendendo as implicações do documento às práticas docentes. A pesquisa fundamentou-se teoricamente em autores da Educação Infantil e do Currículo, bem como em trabalhos sobre a BNCC na primeira etapa educacional. No âmbito legal, embasou-se nas políticas e documentos que normatizam a Educação Infantil brasileira. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, tendo como instrumento um questionário construído no Google Forms e preenchido por quatro professoras de uma escola de educação infantil do litoral norte gaúcho. A análise dos dados está organizada em dois eixos. O primeiro, versa sobre as percepções das professoras em relação à BNCC e aponta que as docentes tiveram uma percepção positiva do documento e puderam ressignificar suas didáticas e docência na Educação Infantil. O segundo eixo discute as implicações da BNCC nas práticas pedagógicas, indicando os direitos de aprendizagem, o cotidiano e a experiência das crianças como elementos centrais da docência. Os resultados evidenciam que uma apropriação coletiva, contextual e reflexiva da BNCC possibilita a ampliação e qualificação do trabalho docente com bebês e crianças pequenas.
dc.language.iso 210813s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Base Nacional Comum Curricular - BNCC
dc.subject Educação infantil
dc.title Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil: repercussões nas práticas pedagógicas em uma instituição do Litoral Norte do Rio Grande do Sul
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.contributor.advisor-co Kremer, Claines
local.description.areasdoconhecimento M372.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples