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O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo fazer uma
investigação em dança, a partir da questão de pesquisa: ―Como a ancestralidade me
atravessa como mulher, artista e professora, ressignificando a minha vida e prática
artístico-pedagógica?‖. Com base em referencial teórico e prático, que sustentaram
a criação em dança, utilizei a Prática como Pesquisa como metodologia. A partir de
improvisações em dança, com a simultaneidade de registro com escrita e poesia,
revirei minha ancestralidade, num processo artístico de dramaturgia do corpo,
expresso na obra Vestido Decotado, comungada com o meu pai, que participou do
processo criativo, sendo a personagem Vó. Inspirada em entrevistas realizadas com
a minha avó, investiguei a definição de papéis, de mandatos e de verdades
presentes na minha família, relativos à mulher. Na obra Vestido Decotado, a
personagem Neta, atravessa a sua ancestralidade, dialogando com o passado e
presente, sendo, em seu imaginário, às vezes criança, adolescente, adulta e velha.
Entra em contato com sua Vó, que surge de suas lembranças e do seu inconsciente,
trazendo valores e estereótipos relativos à mulher, os quais a Neta questiona. A
interação entre Vó e Neta é feita através de vivências a partir do movimento e de
poesias declamadas da Neta para a Vó. Acredito que através dessa pesquisa foi
possível refletir sobre alguns estereótipos e construir uma possibilidade de
ressignificação para os lugares destinados à mulher, que reverberaram em uma
criação em dança e abertura para a reflexão como professora artista. |
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