dc.description.abstract |
Este trabalho teve como objetivo mapear, descrever e analisar os processos logísticos de uma empresa provedora de Internet no município de Cachoeira do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa incluiu desde a etapa de recebimento de pedidos até o pós-consumo. A coleta das informações foi realizada através de entrevista, caracterizada como um estudo de caso, de cunho qualitativo-descritivo, pois buscou informações da empresa, no que diz respeito ao histórico, atuação, colaboradores, produtos e serviços oferecidos além dos setores, divisões, processos logísticos e sistemas de informação utilizados. A empresa foi fundada em 2010. Em 2015, já havia uma carteira de clientes significativa e 17 torres com rádios digitais. No entanto, devido à obsolescência da tecnologia, a empresa implementou Fibra Óptica para oferecer Internet em banda larga. De forma geral, percebe-se que os processos logísticos estão bem estruturados, onde a empresa não mede custos e esforços para garantir a qualidade do produto entregue e prestando suporte rápido e resolutivo aos seus usuários. A qualificação da equipe foi observada como ferramenta de motivação e piloto para agregar conhecimentos ao grupo todo, com a plataforma Lerning, onde a empresa disponibiliza cursos direcionados à demanda da empresa, são também distribuídos materiais desenvolvidos pelo próprio setor. O sistema de informação, é adotado pela empresa com a finalidade de automatizar processos da rotina empresarial, sendo um dos diferenciais para entregar um produto com excelência. Embora apresente suas limitações e inconformidades com a política e maneira de trabalho da empresa, se consegue conciliar um bom diálogo com o departamento de desenvolvimento do Software. |
|