dc.contributor.advisor |
Deus, Estéfani Sandmann de |
|
dc.contributor.author |
Costa, Robson Luís da |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-11T12:37:26Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1715 |
|
dc.description.abstract |
As associações são empresas jurídicas que desempenham um papel importante na sociedade, pois através delas é possível juntar um grupo de pessoas com o mesmo interesse empreendedor e agregar valor a um produto, um exemplo é o setor apícola. A sua prática é bastante conhecida, porém as exigências legais para comercialização formal do mel exigem bastante investimento financeiro além de conhecimento para produção. Ao longo desse trabalho serão explorados alguns dos desafios enfrentados por um empreendedor e ferramentas que podem ser utilizadas em tomadas de decisões que vão desde a percepção do consumidor até a decisão de melhorias no portfólio de produtos. O objetivo principal dessa obra foi estudar o perfil dos consumidores de mel no município de Cachoeira do Sul e os canais de comercialização mais utilizados pelos consumidores para adquirir o mel. A metodologia de pesquisa foi exploratória e os resultados foram obtidos através de um formulário do Google Forms compartilhado nas redes sociais, e-mail e via Whatsapp. Foi aplicado um questionário semiestruturado ao presidente da associação para melhor entendimento do setor e sobre a função da associação. Também foi contatado com médico veterinário do Serviço de Inspeção Municipal buscando complementar o entendimento da importância e os benefícios da associação para os associados e município. Por meio dos resultados da pesquisa on-line foi possível identificar que os canais de comercialização mais utilizados pelos consumidores entrevistados são pela aquisição direta com o apicultor representando 38,70% das respostas, 27,30% utiliza mais as redes de supermercados e 15% utilizam as feiras/mercados. Quanto ao perfil do consumidor identificado, são pessoas que utilizam as redes sociais com frequência, o acesso utilizado para informação é a internet. Possuem o hábito de consumo do mel e na maioria possuem preocupação com a saúde. A opção para decisão de compra em locais com fácil acesso ao produto. |
|
dc.language.iso |
200918s2020####bl#a###fr###########por#d |
|
dc.subject |
Mel |
|
dc.subject |
Associações |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Cachoeira do Sul |
|
dc.subject |
Apicultura |
|
dc.title |
Análise do consumo de mel em Cachoeira do Sul |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.degree.date |
Unidade em Cachoeira do Sul |
|
local.degree.grantor |
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M638.1 |
|