REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A mulher solitária: experiências em dança mediadas pela tecnologia

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Deffaci, Kátia Salib
dc.contributor.author Pasa, Camila V.
dc.date.accessioned 2021-08-23T14:29:01Z
dc.date.available 2021-08-23T14:29:01Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1742
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta “A mulher solitária: experiências em Dança mediadas pela Tecnologia”. A pesquisa, que ocorreu dentro de uma casa em contexto de afastamento social e ensino remoto, é dançada em experiências de criação artística realizadas e compartilhadas pela internet, relacionando conceitos de corpo em conversa com as artistas e estudiosas Rosa Hércoles, Eleonora Fabião e Lúcia Santaella Na afirmativa de que corpo e meio são elementos indissociáveis, a pesquisa teve como objetivo deslocar a utilização convencional de dispositivos tecnológicos criando outras possibilidades de interação entre corpo e tecnologias do cotidiano, concebendo a Dança como manifestação artística e política de afirmação. A investigação aconteceu pelo esgotamento de possibilidades com dispositivos pertencentes ao cotidiano/corpo. Dessa relação cotidiana de corpo e tecnologias, três telas foram consideradas como as interfaces de comunicação e criação: tela do computador, tela do celular e tela da face. A pesquisa se desenvolveu com a perspectiva da Cultura Digital, delineada por Ivani Santana, nessa tendência irremediável de associar a realidade como um mundo virtual. A criação da monografia foi permeada pela inspiração da “escrevivência” de Conceição Evaristo, com incentivo a interatividade e uma relação menos convencional com o texto científico. O suporte metodológico da Pesquisa Somático-Performativa de Ciane Fernandes integrou os elementos corpo, casa, tecnologia. O processo de criação guiado pela prática foi à público em três Experimentos em Rede, realizados pela internet e guiados por Programas de Ações, conforme nomeado pela artista e performer Eleonora Fabião. Como conclusão desse ciclo criativo, identificou-se que a interação entre Corpo e Tecnologia pode resultar na promoção da Dança como saber, pelas possibilidades expandidas de presenças, e na produção de conhecimento e manutenção de uma Cultura viva e inclusiva. Conclui-se também que, discutindo o movimento e rumos da Dança, discute-se também as mudanças e impactos artísticosociais causados pela Pandemia.
dc.language.iso 210823s2021####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Pandemia
dc.subject Dança
dc.subject Corpo
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Processo de criação
dc.title A mulher solitária: experiências em dança mediadas pela tecnologia
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M793.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples