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A presente monografia em Dança, Peça: Percepções e Desvios, se apresenta como um ensaio cênico resultado do desdobramento do solo Id. Percursos, de minha autoria. O dispositivo cênico para pensar o movimento para a apresentação foi lançado a partir dos fundamentos da dança e da técnica do Afro Butoh através da escolha de algumas ações performáticas. O problema de pesquisa versa sobre a seguinte questão: “Como legitimar o fazer artístico da mulher negra ante as lógicas coloniais dentro do sistema das artes cênicas da dança e da performance? A performance questiona não só o racismo, o sexismo e o machismo mas também a falta de naturalização e humanização presente no fazer artístico da mulher negra na dança. Tais aspectos estão presentes na esfera social e histórica do Brasil a partir das lógicas de regulação próprias de um sistema ainda colonizador que reduz a figura da mulher negra a um objeto descartável e uma coisa na experiência social do outro, distanciando a humanidade de sua possibilidade de ser e de existir. Esta investigação versa sobre o conceito de Corpo em Diáspora de Luciane Silva (2018), a partir do que a autora traz sobre “dificuldades do pensamento contemporâneo brasileiro em compreender a pluralidade de propostas presentes nas linguagens negras [...] e sua capacidade de estar interseccionada com as questões da atualidade no sentido de revisar o fazer artístico e plural”. Nesta monografia, discorro, a partir disso, sobre o corpo e o fazer artístico da mulher negra em cena. Nesse sentido, os motes que atiçaram o processo criativo para esta pesquisa foram três trabalhos artísticos fundamentais para a construção de reflexões e críticas estabelecidas nas obras das artistas negras: Mirelle Martins, Jeannette Ehlers e Grada Kilomba. Essas referências instauram-se como uma chave para desbravar uma pesquisa decolonial em dança, o que, por fim, fundamenta e resulta na cena final, diante de algumas possibilidades para se pensar e questionar a performance artística e as ações cênicas na dança contemporânea. |
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