REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Qualidade de vida no trabalho: modalidade home office em tempos de pandemia na Universidade Estadual do Rio Grande Sul (UERGS)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Parode, Valquíria Pezzi
dc.contributor.author Silva, Alessandra Peres da
dc.date.accessioned 2022-01-04T17:15:43Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1883
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como tema a qualidade de vida, a qualidade de vida no trabalho,nas organizações públicas,mais precisamente, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. No âmbito das organizações públicas, relacionar a qualidade de vida com o trabalho na modalidade Home Office, sendo assim, o objetivo geral é avaliar a qualidade de vida no trabalho em tempos de pandemia na modalidade Home Office. Os objetivos específicos; Evidenciar a questão da Qualidade de Vida no Trabalho e na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) ; Descrever o método de trabalho home office na pandemia da COVID19; Investigar qual a importância da QVT, o home office em organizações públicas e na UERGS; Propor ações que objetivem a melhoria das práticas de QVT. Em termos de relevância, a pesquisa amplia a compreensão dos problemas e desafios da qualidade de trabalho e de vida das organizações de ensino superior no domínio público, e assim propõe ações de gestão voltadas à melhoria de QVT, aos colaboradores da instituição. Além disso, permite a relação entre teoria e prática, social e profissional. Para sustentação do referido trabalho foram citados alguns autores de suma importância no desenvolvimento da pesquisa (VIEIRA, 2017; CORREIA, 2020, s/p; ROBERT, Half, 2021) e outros. Para atingir o objetivo, foi necessário realizar uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e descritiva de fonte primária e secundária para ampliar a compreensão do assunto. Acredita-se que o desenvolvimento de ações e pesquisas sobre qualidade de vida no trabalho em instituições públicas possam levar à identificação de fatores prejudiciais e à intervenção de orientações sobre aspectos relacionados ao bem-estar das condições de trabalho em home office.Com a análise de dados e resultados da pesquisa,constata-se que ações e programas de QVT trazem benefícios à saúde do trabalhador, sendo que, cada instituição deve implantar programas de qualidade de vida visando garantir o bem-estar do servidor público no ambiente de trabalho. O trabalho remoto, home office,inserido pelas circunstâncias, com a pandemia do Covid 19, cria uma nova forma de trabalhar e os desafios enfrentados por órgãos públicos, pelas instituições tais como a Uergs são grandes.
dc.language.iso 211216s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Qualidade de vida no trabalho
dc.subject Teletrabalho
dc.subject Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
dc.title Qualidade de vida no trabalho: modalidade home office em tempos de pandemia na Universidade Estadual do Rio Grande Sul (UERGS)
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M658.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples