REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

As competências emocionais dos alunos de administração da Uergs

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santos, Carlos Alberto Frantz dos
dc.contributor.author Borges, Sthefani Guski
dc.date.accessioned 2022-01-06T11:18:11Z
dc.date.available 2022-01-06T11:18:11Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1901
dc.description.abstract Atualmente está cada vez mais difícil ser um profissional de sucesso, pois estamos em uma sociedade competitiva e de constantes mudanças. Conseguir controlar e gerenciar suas emoções e compreender as emoções dos demais tem se tornado um grande diferencial. Assim, a Inteligência Emocional vem ganhando um papel de destaque cada vez maior, onde a mesma pode ser compreendida como diz Goleman (2019), o conjunto de cinco competências: a autoconsciência; o autocontrole; a automotivação; a empatia e também e a destreza social. Baseado nisso, este trabalho tem como identificar quais são as competências da inteligência Emocional dos discentes de administração da UERGS, através de sua autopercepção e como objetivo específico analisar cada uma das competências. A pesquisa é caracterizada como survey, descritiva e de natureza quantitativa. A amostra da pesquisa se caracteriza por uma amostra probabilística. Os dados foram coletados por meio de um questionário que foi enviado via e-mail e também via WhatsApp, após isso, esses dados foram tabulados, a análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva básica, com uso de média e desvio padrão. De acordo com os dados obtidos, os alunos de administração utilizam frequentemente das 5 competências emocionais. Utilizam da autoconsciência quando afirmam que conseguem sentir quando um sentimento está tomando conta do seu estado de espírito, assim como quando identificam qual sentimento é este. Utilizam do Autocontrole quando dizem que em momentos de fúria/raiva procuram ficar calmos e pensativos. Utilizam da Automotivação quando dizem que raramente se sentem pessimista ou derrotistas. Utilizam da Empatia quando dizem que frequentemente conseguem perceber os sentimentos de outras pessoas, assim como quando dizem que frequentemente conseguem ler os canais não verbais, como os gestos corporais, tom de voz e olhares. E, por fim, utilizam da Destreza Social quando dizem que reconhecem os sentimentos dos demais e com isso conseguem agir de maneira a influenciar estes sentimentos. Sendo assim, por mais que os alunos já tenham desenvolvido parte dessas competências emocionais, é necessário que os mesmos busquem desenvolver cada vez mais essas competências emocionais.
dc.language.iso 211207s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Inteligência emocional
dc.subject Autoconfiança
dc.subject Automotivação
dc.subject Inteligência emocional - Alunos graduação
dc.subject Administração - Pesquisa Survey
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title As competências emocionais dos alunos de administração da Uergs
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M159.95-057.875


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples