dc.contributor.advisor |
Martins, Fernando Guaragna |
|
dc.contributor.author |
Machado, Edila Mari Santos Rosa |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-27T12:21:05Z |
|
dc.date.available |
2022-01-27T12:21:05Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.date.submitted |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1993 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo adaptar os procedimentos de Educação Ambiental em uma Escola Municipal de Educação Infantil no Município de Tapes/RS no segundo semestre de 2021, durante a Pandemia de COVID 19. O estudo foi realizado em duas turmas: uma de 03 Anos e outra de Maternal 02. Essas turmas tinham respectivamente 21 e 16 crianças, e em razão da Pandemia, poucas estavam frequentando o ensino presencial. Para compensar o período de afastamento das crianças da Escola, foram utilizadas metodologias de ensino, baseadas na ludicidade, e para facilitar a interação entre as famílias, as educadoras e os educandos, foi criado um grupo de WhatsApp para cada turma, onde eram postados avisos, vídeos com histórias infantis, e músicas. Atividades impressas também foram entregues na escola para os pais ou responsáveis para os alunos que não possuíam acesso à internet. Procurou-se também informar aos pais e responsáveis sobre o projeto de Educação Ambiental das Turmas, com o objetivo de estimular a participação dos familiares nas atividades referentes ao projeto. Na Escola, durante o tempo presencial, utilizaram-se diferentes ações, tais como conversa com as crianças sobre as cores das lixeiras e seus significados, passeios no entorno da escola para observar a natureza, falar sobre os cuidados com as plantas e os animais, etc. Essas metodologias auxiliaram de maneira prática o ensino da Educação Ambiental para crianças da educação infantil neste período excepcional. O resultado foi satisfatório e cumpriu seu papel, apesar ter sido mais lento que o do ensino pleno presencial. |
|
dc.language.iso |
220126s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Educação ambiental - Ludicidade |
|
dc.subject |
Educação infantil - Conscientização ambiental |
|
dc.subject |
Atividades lúdicas - Pandemia |
|
dc.subject |
Educação infantil - Educação ambiental |
|
dc.title |
Educação ambiental e ludicidade na educação infantil durante a pandemia |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M37-053.2:502 |
|