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Este trabalho aborda o paisagismo funcional implantado em uma escola municipal de ensino fundamental no município de Tapes, Região da Costa Doce no RS/Brasil, afim de despertar nos alunos o interesse pela alimentação saudável, embelezar o ambiente pedagógico e incentivar a reprodução nas residências da comunidade envolvida. Realizaram-se atividades práticas onde foi criado e revitalizado espaços como o jardim de entrada da escola, a horta em estufa e o pomar. Os registros das atividades feitas na escola, foram enviados aos alunos de forma remota, pelo aplicativo WhatsApp nos formatos de texto, de vídeo, de fotografias, e também impressas. Após visualizarem as atividades, os alunos a reproduziram nas suas residências e faziam a devolutiva da atividade nos mesmos formatos. Na escola, os espaços criados e modificados, aumentaram com o cultivo consorciado de espécies de plantas ornamentais, alimentícias e medicinais que embelezaram os ambientes. Os alunos aprenderam ao visualizarem o paisagismo funcional realizado na escola e desenvolveram atividades similares, desde a utilização de ferramentas de jardinagem ao cultivo de plantas alimentícias. O projeto sensibilizou a comunidade recebendo mudas de doação, auxílio na implantação do paisagismo funcional na escola e reproduzido por familiares no domicílio dos alunos. |
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