REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Sucessão geracional familiar: uma pesquisa com jovens filhos de associados de uma cooperativa de crédito do município de Viadutos (RS)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santos, Carlos Alberto Frantz dos
dc.contributor.author Sartori, Eduardo Zambon
dc.date.accessioned 2022-06-14T12:27:44Z
dc.date.available 2022-06-14T12:27:44Z
dc.date.issued 2019
dc.date.submitted 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2169
dc.description.abstract Este estudo se deu através da importância que a agricultura familiar tem para o desenvolvimento do país, possuindo como tema a sucessão familiar nas propriedades rurais, onde buscou-se identificar como ocorre o processo de sucessão geracional nas propriedades dos associados de uma cooperativa de crédito do município de Viadutos (RS). Teve como objetivos específicos caracterizar as propriedades rurais associadas à Cooperativa de Viadutos (RS); identificar os fatores que podem interferir no processo de sucessão geracional dos associados e; identificar as ações da cooperativa que podem contribuir na permanência dos associados no meio rural e na sucessão geracional. Para a realização dos referencias teóricos, foram abordados a agricultura familiar, juntamente com a sucessão geracional dos jovens nas propriedades rurais, além de uma análise sobre cooperativas de crédito. O tipo de pesquisa abordada foi a quantitativa. Para a realização dos resultados foram aplicados questionários com os jovens filhos de cooperados, onde buscou-se compreender melhor os fatores que interferem na permanência dos jovens de Viadutos (RS) no meio rural. Assim, identificou-se que as propriedades estão bem estruturadas, onde 26 delas apresentam um bom retorno financeiro, contudo 29 entrevistados estão satisfeitos com as atividades que estão desenvolvendo. Também foram encontrados impasses atrelados a falta de comunicação nas famílias, pouco incentivo, gestão inadequada na propriedade, e as condições climáticas incertas, que fazem com que os jovens optem pela não sucessão geracional familiar. Já em relação às cooperativas de crédito, 44 respostas indicam como muito importantes para manter os jovens no campo, e por ofertarem créditos fáceis, rápidos e com boas taxas de juros. Além de 17 entrevistados citarem que a cooperativa poderia buscar por implantar planos de ação para o processo de sucessão das famílias, com uma gestão e comunicação eficientes, para assim obtermos uma boa sucessão geracional.
dc.language.iso 220613s2019####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Administração
dc.subject Agricultura familiar
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Sucessão familiar
dc.title Sucessão geracional familiar: uma pesquisa com jovens filhos de associados de uma cooperativa de crédito do município de Viadutos (RS)
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M338.43


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples