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Como forma de enfrentamento a crises, as organizações devem estar preparadas para as eventuais mudanças externas, tendo relação com questões de mercado e políticas, e internas como as mudanças estruturais, comportamentais, de comunicação e liderança. Este trabalho busca identificar como a humanização se torna um diferencial competitivo para uma organização. Os objetivos específicos são: Identificar e descrever as habilidades comportamentais existentes em colaboradores e gestores dentro das organizações e apresentar as influências das habilidades comportamentais identificadas nos colaboradores e gestores na busca de soluções de problemas e desafios. Este trabalho se classifica como descritiva e exploratória, utilizando uma abordagem qualitativa. A amostra se constituiu em 37 acadêmicos do curso de administração de diversas unidades da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), os quais atuam como gestores ou colaboradores em organizações onde exercem suas atividades profissionais. Destes, 37 estudantes, 13 que exercem cargos de liderança e 24 que atuam como colaboradores em uma organização. Os resultados indicam haver uma boa comunicação, o ambiente de trabalho para ambos tem que ser melhorado, pois uma parte dos entrevistados relataram ter problemas nas estruturas organizacionais, o estilo de liderança mais utilizado e o situacional onde os líderes acompanham, direcionam, orientam e delegam no dia a dia. Já na percepção dos líderes as organizações não valorizam seus colaboradores, já os colaboradores se sentem valorizado pelo seu empenho. Na questão da realização de feedback os líderes não realizam sua aplicação aos seus colaboradores, enquanto no relacionamento dos
líderes aos seus colaboradores sempre e raramente ocorrem sua aplicação. Dentre as principais habilidades comportamentais encontradas nos questionários aplicados destaca-se a colaboração existente entre os líderes e os colaboradores, o relacionamento de escutar e ouvir as opiniões e propostas de melhorias. |
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