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Este estudo analisa as motivações para a realização do processo de transição entre agriculturas de base ecológica: a agricultura orgânica e a agricultura biodinâmica, com base na adesão de agricultores e agricultoras às ofertas de cursos de formação em agricultura de base ecológica na região Centro Sul do Rio Grande do Sul (RS), bem como identifica as dificuldades e os desafios durante o processo de transição e propõe ações para mitigar os desafios e dificuldades para intensificar as motivações. Em seis municípios do Centro Sul do RS, verificou-se quatorze organismos agrícolas onde agricultores e agricultoras vivenciam o processo de transição orientado pela agricultura biodinâmica. Para legitimar a ocorrência da transição foram identificadas práticas da agricultura biodinâmica, como a elaboração e uso dos preparados biodinâmicos e a interpretação e aplicação das informações do Calendário Biodinâmico. Esta é uma pesquisa de abordagem descritiva, de natureza qualitativa-quantitativa e aplicada, com uso de técnicas de entrevista estruturada, observação participante para coleta de dados primários e revisão bibliográfica e documental para coleta de dados secundários. A entrevista estruturada foi elaborada e enviada pelo programa Google forms e, posteriormente, sistematizadas e analisadas no programa Excel. Os agricultores e as agricultoras protagonistas deste estudo relataram como as principais motivações: as ofertas gratuitas de cursos de formação em agricultura de base ecológica orientado pela agricultura biodinâmica, o método agricultor docente, grupos de apoio, a eficácia e espiritualidade da agricultura biodinâmica. Em relação as dificuldades foram apontados: a elaboração dos preparados biodinâmicos, seu objetivo e uso, bem como o momento da sua aplicação, o cultivo das matérias primas para a elaboração dos preparados biodinâmicos, a interpretação do Calendário Biodinâmico. As propostas de ações para intensificar as motivações são: a continuidade de ofertas gratuitas de formação em agricultura de base ecológica orientada pela agricultura biodinâmica, de agricultor/a para agricultor/a, objetivando motivar e acompanhar a gradual transição entre as agriculturas de base ecológica. Para minimizar os desafios são indicadas ações de reciprocidade circular; mutirão, encontro de pares, oficinas, como método de promover a continua socialização de conhecimentos e facilitar o engajamento das práticas agrícolas biodinâmicas. Verifica-se que a continua formação em agricultura de base ecológica e o estímulo externo são motivadores para a transição orientada pela agricultura biodinâmica. |
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