REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A mídia como instrumento de participação política

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dc.contributor.advisor Menti, Magali de Moraes
dc.contributor.author Silva, Alexandre Derli de Araújo
dc.date.accessioned 2022-08-09T15:33:08Z
dc.date.available 2022-08-09T15:33:08Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2318
dc.description.abstract Esta monografia objetiva responder à incógnita acerca de como 3 (três) veículos de mídia brasileiros retrataram os resultados das eleições de 2018, no Brasil, e como estes possibilitaram o debate entre seus internautas. Com o intuito de delimitar o tema e detalhar o processo de construção da pesquisa, os objetivos específicos dão a amplitude necessária ao apresentar dados retirados dos portais g1, R7 e SBT referentes ao processo eleitoral de 2018, além disso, o modo como tais dados se apresentaram e o que representaram durante a interação disponibilizada por essas mídias digitais. Oportunamente, o referencial teórico constituiu-se de conceitos que abarcam o voto, a elegibilidade, a abstenção, o governo (classificações, formas e regimes) bem como as diversas formas pelas quais o Estado se consubstancia, abordando-os com o devido suporte e fundamentos legais. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, almejando o levantamento das referências teóricas, que serviram de suporte indispensável para a sua condução, bem como das páginas de web sites e portais escolhidos como locus de pesquisa que visaram à coleta e à análise das informações e de suas peculiaridades. Concluiu-se que as mídias digitais do SBT e Portal R7, em termos de instrumentais que possibilitam a interação entre os internautas bem como forma de tratamento da informação, possuem aproximações de conteúdo que também são disponibilizados nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. O Portal g1, por sua vez, possibilita a interação simultânea entre as web sites e as redes sociais aos internautas que as acessam. Por fim, infere-se que o cenário digital pode potencializar a opinião pública do usuário em relação ao direito ao voto ou à externalização de suas escolhas, agindo como construto catalisador de práticas eleitorais. Ademais, entende-se que esta investigação, como contrapartida pelas competências adquiridas ao longo do curso de Bacharelado em Administração Gestão Pública da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), poderá vir a agregar conhecimento científico à comunidade acadêmica assim como retribuir à sociedade a oportunidade de aprendizado público e gratuito, a partir desta contribuição científica para o desenvolvimento de práticas que agreguem conhecimento ao processo eleitoral, ao sistema eleitoral e aos direitos políticos paralelos às mídias digitais.
dc.language.iso 220808s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Eleições
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Governo
dc.subject Competências
dc.title A mídia como instrumento de participação política
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M32


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