dc.description.abstract |
Obter sucesso com o empreendedorismo na atualidade está cada vez mais difícil. Vive-se em um mundo em constantes mudanças e extremamente competitivo. Para inovação, em épocas de crise, despontou a possibilidade da criação de pequenas lojas virtuais, por mulheres, no ramo de vestuário. Destaca-se também a forma discriminatória que a mulher é sujeita no mundo empresarial, a dificuldade em aceder as oportunidades e o próprio tratamento pela parte de alguns, constitui uma barreira ao empreendedorismo feminino. O plano de negócio é uma ferramenta importante para uma candidata a empreendedora de forma que, ao elaborar seu plano de ação de maneira clara e organizada, é possível analisar a viabilidade de abertura do novo negócio. Assim, o objetivo geral deste trabalho consagra-se em identificar a viabilidade de criação de uma empresa. Com relação à inovação, o presente estudo de caso, envolve uma microempresa, do ramo de vestuário feminino, que atuará de forma virtual. Para isso, realizou-se um estudo de mercado local e uma entrevista estruturada com uma empreendedora de forma a colaborar com o plano de negócios, na busca de novas oportunidades. O destaque para loja virtual, é que os clientes visualizam os produtos por meio de redes sociais, e a mercadoria é levada até ele, para que possa experimentar e decidir se irá finalizar a compra. Dessa forma, empresárias com seus pequenos negócios, não precisam ter um espaço físico para deixarem suas mercadorias expostas. Na realização deste estudo aponta-se como se apresenta a nova empresa frente ao mercado (fornecedores, clientes e concorrentes), organização do negócio, plano de marketing, plano financeiro, plano de logística e, por fim, a viabilidade. O plano de negócio apresenta as conclusões realizadas por meio da análise dos resultados, onde foi possível verificar a viabilidade de abertura do novo empreendimento. |
|