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O abandono escolar é um problema complexo, especialmente entre os estudantes do Ensino Superior de instituições públicas. O cenário atual de pandemia pelo COVID-19 está afetando ainda mais os alunos que ingressam no ensino superior, tendo em vista a precariedade social que se instalou mundialmente e, de maneira contundente, no Brasil. Diante dessa realidade, e como forma de poder superá-la, é necessário entender os motivos que estão levando à evasão escolar no Ensino Superior. A partir da identificação das dificuldades que levam à evasão nessa modalidade de ensino, é possível formular estratégias para que o problema possa ser suprido pelas universidades. Este trabalho teve como objetivo identificar as possíveis causas da evasão escolar na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, analisando se houve aumento ou não provocado pela pandemia. Para isso, primeiro foi relacionado o caso específico com os dados referentes à evasão no ensino superior de forma geral no Brasil. Num segundo momento, foi realizado um estudo de caso, que compreendeu a análise de dados secundários sobre os estudantes dessa universidade, e a coleta através da aplicação de questionário online, com estes mesmos estudantes, buscando-se identificar os principais fatores que contribuem para a evasão na UERGS. Nesse propósito, foi possível evidenciar que a maior parte dos estudos sobre evasão universitária trazem motivos semelhantes para tal e foram ao encontro do que aqui foi constatado. Entretanto, chama a atenção que a maior parte desses estudos tendem a classificar as causas em grupos amplos e, por isso, não nos permitem ver o que está na raiz das causas da evasão. |
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