REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A utilização das ferramentas gerenciais da administração para o ensino: um estudo de caso em uma escola estadual de Cachoeira do Sul-RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Deus, Estéfani Sandmann de
dc.contributor.author Silva, Edineia Cruz e
dc.date.accessioned 2022-09-26T14:37:23Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2394
dc.description.abstract A gestão escolar cada vez mais exige o uso de ferramentas administrativas buscando estar atualizada de forma que possa facilitar o trabalho de todos os profissionais que trabalham em uma escola. O trabalho dos professores e gestores aumenta em demasia e nem sempre é possível atender bem toda a demanda. O objetivo deste trabalho é analisar como as ferramentas administrativas facilitam as funções dos profissionais em uma escola estadual na cidade Cachoeira do Sul. Para atingir o mesmo, foi realizado um questionário com pesquisa exploratória, qualitativa. Este formulário era referente a implantação de ferramentas administrativas, tipos e habilidades destas e como os gestores e professores as utilizavam. A finalidade destas ferramentas é para maximizar o trabalho dos professores, sendo fundamentais na descrição das aulas, nos contéudos e notas, conforme sugere a plataforma Kazooie. Portanto, para a coleta de dados, foi enviado o questionário realizado na plataforma Google Forms, que foi disponibilizado aos professores e gestores da escola estadual, a partir de janeiro de 2022. De acordo com o relato dos entrevistados, todos levaram algum tempo para se adaptar as ferramentas de gestão administrativa, porém ainda alguns não sabem como as utilizar e possuem dificuldades. A maioria dos entrevistados refere que as ferramentas auxiliam nos seguintes aspectos: inserir as notas e realizar a lista de presença e descrever o conteúdo ministrado, o que traz benefícios e agilidade no trabalho dos professores e gestores. Assim, pode-se concluir que estas ferramentas parecem ser uma forma de otimização de tempo de trabalho dos profissionais escolares.
dc.language.iso 220922s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Gestão escolar
dc.subject Ferramentas de gestão
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ferramentas de ensino
dc.title A utilização das ferramentas gerenciais da administração para o ensino: um estudo de caso em uma escola estadual de Cachoeira do Sul-RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.11


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples