dc.description.abstract |
A presente monografia expõe e reflete sobre o jogo teatral no processo de criação coletiva
do espetáculo Cabo Flop: de um povo heroico o brado repugnante, inspirado na obra O
Berço do Herói, do dramaturgo e romancista baiano Dias Gomes, para ser apresentado em
um bar. O trabalho aborda, além das qualidades do jogo e experiências proporcionadas por
ele, conceitos como o cômico, a paródia, a musicalidade e a experiência teatral em espaço
alternativo. Aqui são descritas as escolhas criativas que foram tomadas, tanto na construção
da minha atuação em cena, como escolhas estéticas e dramatúrgicas do próprio espetáculo.
Reflito também sobre as relações entre minha vida, minha trajetória e a arte do ator,
atravessadas pela pandemia e pelas dificuldades enfrentadas no andamento do processo. A
pesquisa discute as potencialidades e a presença do jogo teatral no desenvolvimento de uma
linguagem cênica num espaço alternativo, utilizando como principais bases teóricas autores
como Jean-Pierre Ryngaert, Johan Huizinga, Bertolt Brecht, Richard Schechner, entre
outros. |
|