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Sob o enfoque da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, que consiste em um
processo de ler, contextualizar e fazer, esta pesquisa procurou trabalhar a educação
ambiental a partir do conceito denominado compromisso criativo, com a finalidade
de estabelecer relações entre a literatura infantil e as experiências estéticas para a
construção de valores éticos, a partir da sensibilização para mudanças de
comportamento frente às atuais demandas ambientais do mundo atual. Em face ao
silenciamento da educação ambiental nos documentos que regem a educação do
país, como a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, a pesquisa explorou as
relações entre a educação ambiental e o desenvolvimento dos aspectos
socioemocionais, propostos pela BNCC, com base em autores que defendem a
importância da literatura infantil para o desenvolvimento de habilidades e
potencialidades, como Abramovich, Coelho, Cunha e Hoffmann, estabelecendo
conexões com autores comprometidos com a educação ambiental, entre eles,
Sauvé, Costa e Alves, Leff, Sato e Carvalho e Marin. A metodologia utilizada foi a
Pesquisa-Intervenção, abrangendo número total de participantes de diferentes faixas
etárias e contextos no âmbito do território da educação municipal de São Francisco
de Paula – RS, que entraram em contato com a obra infantil "Um Mundo Diferente",
de autoria da autora desta pesquisa, que se propõe a trabalhar a educação
ambiental pelo viés da arte. A partir dos movimentos de ler e contextualizar e fazer,
propostos pela Abordagem Triangular, foram analisadas diferentes dimensões,
estabelecidas a partir da rede de atores que compõem o conjunto de intervenções
realizadas: o livro e atuação/interação da autora, a Gestão Municipal e Secretaria
Municipal de Educação, as escolas e professores, e os alunos. Observou-se o
compromisso criativo com base nas dimensões criadas por Kitzmann e Asmus, que
classifica os processos de abrangência em microescala e macroescala e em baixa
ou alta magnitude, a partir do conceito de ambientalização curricular. Concluiu-se
que, é possível e viável trabalhar educação ambiental a partir da literatura infantil,
utilizando a Abordagem Triangular, pois sensibiliza, provoca transformações e
mudanças de olhar. Ainda, que diferentes dimensões produzem resultados
diferentes, dependendo do grau de intensidade nos processos. |
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