REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Compromisso criativo na educação ambiental: literatura infantil como experiência ético-estética à luz da abordagem triangular

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dc.contributor.advisor Reinehr, Rosmarie
dc.contributor.author Pessoa, Adriana Borella
dc.date.accessioned 2023-01-05T11:51:04Z
dc.date.available 2023-01-05T11:51:04Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2642
dc.description.abstract Sob o enfoque da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, que consiste em um processo de ler, contextualizar e fazer, esta pesquisa procurou trabalhar a educação ambiental a partir do conceito denominado compromisso criativo, com a finalidade de estabelecer relações entre a literatura infantil e as experiências estéticas para a construção de valores éticos, a partir da sensibilização para mudanças de comportamento frente às atuais demandas ambientais do mundo atual. Em face ao silenciamento da educação ambiental nos documentos que regem a educação do país, como a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, a pesquisa explorou as relações entre a educação ambiental e o desenvolvimento dos aspectos socioemocionais, propostos pela BNCC, com base em autores que defendem a importância da literatura infantil para o desenvolvimento de habilidades e potencialidades, como Abramovich, Coelho, Cunha e Hoffmann, estabelecendo conexões com autores comprometidos com a educação ambiental, entre eles, Sauvé, Costa e Alves, Leff, Sato e Carvalho e Marin. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-Intervenção, abrangendo número total de participantes de diferentes faixas etárias e contextos no âmbito do território da educação municipal de São Francisco de Paula – RS, que entraram em contato com a obra infantil "Um Mundo Diferente", de autoria da autora desta pesquisa, que se propõe a trabalhar a educação ambiental pelo viés da arte. A partir dos movimentos de ler e contextualizar e fazer, propostos pela Abordagem Triangular, foram analisadas diferentes dimensões, estabelecidas a partir da rede de atores que compõem o conjunto de intervenções realizadas: o livro e atuação/interação da autora, a Gestão Municipal e Secretaria Municipal de Educação, as escolas e professores, e os alunos. Observou-se o compromisso criativo com base nas dimensões criadas por Kitzmann e Asmus, que classifica os processos de abrangência em microescala e macroescala e em baixa ou alta magnitude, a partir do conceito de ambientalização curricular. Concluiu-se que, é possível e viável trabalhar educação ambiental a partir da literatura infantil, utilizando a Abordagem Triangular, pois sensibiliza, provoca transformações e mudanças de olhar. Ainda, que diferentes dimensões produzem resultados diferentes, dependendo do grau de intensidade nos processos.
dc.language.iso 230104s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Literatura infantil
dc.subject Educação Ambiental
dc.subject Valores éticos
dc.title Compromisso criativo na educação ambiental: literatura infantil como experiência ético-estética à luz da abordagem triangular
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Comunello, Luciele Nardi
local.description.areasdoconhecimento D504:82


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