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O presente estudo tem como objetivo compreender os fatores que influenciam na produtividade do trabalhador do setor público, como também identificar os impactos causados nos servidores e no serviço público quando administrados por uma cultura organizacional moderna. Para este propósito foi realizada uma revisão bibliográfica visando a apropriação teórica sobre os temas: cultura organizacional, características da formação do estado brasileiro e produtividade no serviço público. Como método de coleta de dados foi realizada pesquisa de campo em um grande hospital público de Porto Alegre, através da aplicação de questionário online. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório, pois visa identificar as principais lacunas desmotivadoras no ambiente dos serviços públicos, bem como os impactos motivadores de práticas mais eficientes e produtivas. Por meio do estudo foi possível perceber que fatores culturais influenciam na produtividade, mas a cultura organizacional é a principal responsável pelos resultados apresentados. A administração pública no Brasil, com antecedentes de paternalismo e autoritarismo, cultiva a fama de ineficiente e onerosa. Por outro lado, instituições que conseguiram evoluir no que tange à cultura organizacional, mostram que é possível entregar um serviço público de qualidade à sociedade. O desempenho de um serviço público eficiente depende da motivação do profissional, e diversos estudos, inclusive este realizado, comprovam que a motivação surge da relação entre as partes intrínsecas e extrínsecas do indivíduo, portanto, a relação entre a cultura do ser e a cultura da organização. Durante a elaboração deste trabalho, verificou-se também a importância das interações sociais, bem-estar, liberdade e autonomia como ferramentas motivadoras no ambiente de trabalho. |
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