REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Gestão da logística reversa e sustentabilidade em uma indústria de elevadores: um estudo sobre os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Ladeira, Jaciane Cristina Costa
dc.contributor.author Schneider, Caroline Oliveira
dc.date.accessioned 2023-02-16T11:32:48Z
dc.date.available 2023-02-16T11:32:48Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2743
dc.description.abstract Os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) têm gerado altos índices de descarte. Nesse sentido, no mundo todo, os níveis de resíduos eletroeletrônicos crescem de forma desenfreada, haja vista que são milhões de toneladas descartadas anualmente. Diante do exposto, o presente estudo pretendeu verificar quais são os resultados da implantação da logística reversa dos REEE em uma empresa de partes e peças localizada na cidade de Guaíba, no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, teve-se como objetivo geral analisar quais são os resultados da logística reversa dos REEE de partes e peças de uma empresa de elevadores. Para dar suporte ao objetivo geral, os objetivos específicos foram: descrever o processo de logística reversa dos REEE na empresa TK Elevator (TKE); analisar os impactos da logística reversa na referida empresa; e identificar benefícios e oportunidades oriundas da implementação do processo da logística reversa na organização. Por meio de uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica foi utilizada apenas para construíres o referencial teórico, realizou-se um estudo de caso no setor industrial, especificamente no setor de elevadores, visto que tais equipamentos estão presentes em quase todos os tipos de empreendimentos. Importante salientar que a empresa objeto deste estudo, a TKE, é uma indústria alemã líder mundial no setor de elevadores, esteiras e escadas rolantes, com sede na Alemanha, sendo a maior fabricante de elevadores do mundo. Os resultados apontaram que a implantação da logística reversa dos REEE na TKE mostraram-se positivos, tendo em vista que a organização disseminou programas de treinamento referentes aos pilares da logística reversa e sustentabilidade entre mais de 4.000 funcionários, desse modo, diversas práticas adotadas na matriz, especificamente, puderam ser disseminadas para as demais, servindo como um modelo a ser seguido. Concluiu-se que são necessárias constantes atualizações de informações para que a abordagem referente ao REEE se torne cada vez mais profunda e aumente a necessidade de implantação do processo de logística reversa a fim de melhorar o nível de conscientização dos consumidores, promover a gestão dos resíduos eletroeletrônicos e incentivar um comportamento ecologicamente sustentável para o planeta.
dc.language.iso 230215s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Resíduos eletroeletrônicos
dc.subject Logística reversa
dc.subject Sustentabilidade
dc.subject Elevadores
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Gestão da logística reversa e sustentabilidade em uma indústria de elevadores: um estudo sobre os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE)
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M658.78


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples