REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Pesquisas nacionais sobre Criptmoedas na área da Administração: Uma Revisão Sistemática da Literatura nas Bases Scientific Periodicals Eletronic Library (SPELL) E Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santos, Carlos Alberto Frantz dos
dc.contributor.author Vencato, Daniel Schultz
dc.date.accessioned 2023-02-16T12:26:09Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2744
dc.description.abstract Este trabalho analisou pesquisas nacionais sobre criptomoedas, na área da Administração, porque é um conteúdo recente e com grande possibilidade de mudanças no paradigma social atual. Dessa forma, este trabalho de conclusão tem o objetivo geral de realizar uma revisão sistemática da literatura nacional sobre criptomoedas nas bases SPELL e Enanpad. O método de pesquisa consiste em uma revisão sistemática da literatura baseada no protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyzes (PRISMA). A base de dados eletrônica da Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) (www.spell.org.br) foi utilizada pelo motivo de ser uma base de dados de livre acesso, com foco na área da administração pública e de empresas, contabilidade e turismo. A segunda base de dados escolhida foi a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) (http://www.anpad.org.br), por ser o principal evento acadêmico de Administração do Brasil. Foram utilizadas as seguintes palavras-chaves como termos de busca: “criptomoedas”, “moedas digitais”, “Moedas Eletrônicas” e “Blockchain”. Após as análises iniciais, permaneceram um total de 31 artigos. Os resultados foram que os principais temas analisados tratam-se de investimentos, blockchain, legislação, entre outros. Foi constatado que grande parte dos estudos tem foco em analisar investimentos com criptomoedas, junto de que mais da metade da base de dados de periódicos acadêmicos sobre criptomoedas são estudos em Congressos, o que mostra um certo estágio inicial da produção acadêmica sobre criptomoedas na literatura Brasileira.
dc.language.iso 230210s2022####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Criptomoedas
dc.subject Bitcoin
dc.subject Moeda virtual
dc.subject Blockchain
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Pesquisas nacionais sobre Criptmoedas na área da Administração: Uma Revisão Sistemática da Literatura nas Bases Scientific Periodicals Eletronic Library (SPELL) E Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M336.74


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples