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O texto que está em suas mãos tem o objetivo principal de
trazer algumas reflexões e informações sobre um período de vida
de extrema importância, a adolescência. Se por um lado a sua
escrita é feita por um professor universitário, por outro seu
conteúdo e as suas temáticas foram construídas desde o momento
em que, ainda durante a licenciatura, procurava nas disciplinas da
universidade as respostas para o que vivenciava enquanto bolsista
de iniciação à docência. Mesmo que de lá para cá já tenha
concluído a licenciatura e o bacharelado em Ciências Biológicas
e me tornado mestre e doutorando em Educação em Ciências, as
questões ligadas com o entendimento sobre o público com quem
tanto gosto de trabalhar (pré-adolescentes e adolescentes) nunca
me abandonaram.
As motivações iniciais para a elaboração desses escritos
vieram das minhas vivências enquanto professor de Ciência e
Biologia em escolas públicas. Desde a época de bolsista de
iniciação à docência até meu ingresso enquanto professor na
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) trabalhei
em sete escolas atendendo pré-adolescentes e adolescentes desde
o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio,
tendo assim a oportunidade de acompanhar de perto o
desenvolvimento de inúmeros jovens que passavam por esse
período de incertezas, descobertas, conquistas, afetos e desafetos.
Enquanto professor de Ciências em escolas públicas, uma das
temáticas que mais me preocupava era a violência, por esse
motivo as questões de entendimento das bases do comportamento
sempre foram um tema recorrente tanto nas minhas buscas de
formação pessoal, quanto nas aulas que ministrava. Porém, dentro
da rotina típica de professor de preparação de aula e avaliações,
que são depois aplicadas e avaliadas (nunca para menos de 10
turmas e 180 estudantes diferentes por semana) e ainda ter vida
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pessoal, conseguir parar para organizar o que é discutido em sala
na forma de um texto formal é sem dúvida um grande desafio... |
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