REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Adolescência: contribuições do campo da biologia para o seu entendimento

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Braunstein, Guilherme Kunde
dc.date.accessioned 2023-07-20T17:29:29Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.isbn 9786586105704
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2865
dc.description.abstract O texto que está em suas mãos tem o objetivo principal de trazer algumas reflexões e informações sobre um período de vida de extrema importância, a adolescência. Se por um lado a sua escrita é feita por um professor universitário, por outro seu conteúdo e as suas temáticas foram construídas desde o momento em que, ainda durante a licenciatura, procurava nas disciplinas da universidade as respostas para o que vivenciava enquanto bolsista de iniciação à docência. Mesmo que de lá para cá já tenha concluído a licenciatura e o bacharelado em Ciências Biológicas e me tornado mestre e doutorando em Educação em Ciências, as questões ligadas com o entendimento sobre o público com quem tanto gosto de trabalhar (pré-adolescentes e adolescentes) nunca me abandonaram. As motivações iniciais para a elaboração desses escritos vieram das minhas vivências enquanto professor de Ciência e Biologia em escolas públicas. Desde a época de bolsista de iniciação à docência até meu ingresso enquanto professor na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) trabalhei em sete escolas atendendo pré-adolescentes e adolescentes desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, tendo assim a oportunidade de acompanhar de perto o desenvolvimento de inúmeros jovens que passavam por esse período de incertezas, descobertas, conquistas, afetos e desafetos. Enquanto professor de Ciências em escolas públicas, uma das temáticas que mais me preocupava era a violência, por esse motivo as questões de entendimento das bases do comportamento sempre foram um tema recorrente tanto nas minhas buscas de formação pessoal, quanto nas aulas que ministrava. Porém, dentro da rotina típica de professor de preparação de aula e avaliações, que são depois aplicadas e avaliadas (nunca para menos de 10 turmas e 180 estudantes diferentes por semana) e ainda ter vida 7 pessoal, conseguir parar para organizar o que é discutido em sala na forma de um texto formal é sem dúvida um grande desafio...
dc.language.iso 230714s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.publisher Uergs
dc.subject Sexualidade - Adolescência
dc.subject Comportamento
dc.subject Adolescência
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Biologia
dc.title Adolescência: contribuições do campo da biologia para o seu entendimento
dc.type Livros
local.description.areasdoconhecimento 159.922.8:57


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples