dc.description.abstract |
[Introdução] “Em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares” (Barros) Este trabalho é a conclusão de um percurso iniciado em 2022, na Especialização em Leitura Literária, ofertada pela UERGS em parceria com a Secretaria de Educação de Novo Hamburgo (SMED), como uma das ações propostas pelo Programa Tear de Histórias: leituras em Rede, da SMED, que tem como objetivo promover a formação de leitores, principalmente leitura literária, com propostas que envolvem toda a comunidade escolar. Há, por exemplo, a expansão do projeto das Sacolas Literárias, em que as crianças e os estudantes levam livros para casa, a fim de promover o contato com o literário, não só na escola, mas também na família. Além disso, há também propostas de formações com os Mediadores de Leitura, projeto que faz parte do Tear de Histórias. Nesse sentido, trazer dentro deste Programa uma proposta de parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, a fim de criar uma especialização em Leitura Literária e oferecê-la, gratuitamente, para todos os professores da rede de ensino municipal, potencializa as possibilidades de fomentar a leitura literária na escola, uma vez que para consolidar um bom trabalho com a leitura no ambiente escolar, faz-se necessário que os professores tenham formação com embasamento teórico e prático sobre os especificidades da formação do leitor.[...] |
|