REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A construção do currículo literário para os anos iniciais pela perspectiva do bibliotecário

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Almeida, Alessandra Preussler de
dc.contributor.author Gonçalves, Jacy Pereira
dc.date.accessioned 2023-12-09T04:16:14Z
dc.date.available 2023-12-09T04:16:14Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3028
dc.description.abstract Este estudo objetiva elaborar uma proposta de um currículo literário para estudantes dos anos iniciais, do segundo ao quinto ano, sob a perspectiva do bibliotecário. Considerando a importância da leitura (AQUINIO, 2010; CÂNDIDO, 2011) e o currículo como o resultado de tomadas de decisões (ARAÚJO; PEREIRA, 2012), propomos o desenvolvimento de práticas de leitura através de sequências didáticas Zabala (1998). A pesquisa consiste em uma proposta de caráter qualitativo, de abordagem descritiva e foi desenvolvida com estudantes do 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, em escola particular de Porto Alegre/RS. Além das proposições práticas de abordagem da leitura literária, este trabalho demonstra possibilidade de ampliação da atuação do bibliotecário na construção do currículo literário com vistas à formação de leitores ativos, autônomos e protagonistas em relação à sua aprendizagem.
dc.language.iso 231114s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Leitura
dc.subject Currículo
dc.subject Biblioteca escolar
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Literatura
dc.title A construção do currículo literário para os anos iniciais pela perspectiva do bibliotecário
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples