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Um dos grandes desafios atuais dos municípios de pequeno porte é conciliar as transformações dos espaços com a utilização dos recursos naturais, de forma consciente e sem desperdícios, levando em conta a preocupação com os impactos ambientais, através de políticas de desenvolvimento que associem a gestão ambiental integrada com o planejamento urbano. O objetivo do trabalho foi estudar o panorama de gerenciamento dos resíduos sólidos na escola municipal CEM (Centro de Educação Municipal), no Município de Fontoura Xavier/RS, realizando a caracterização qualitativa e quantitativa dos mesmos, implementando ações de educação ambiental no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi de mapeamento físico da escola, caracterização e quantificação dos resíduos gerados, assim como avaliação do potencial de reutilização, reciclagem e recuperação de materiais, através da condução de práticas de educação ambiental desenvolvidas com os estudantes. As práticas desenvolvidas foram: a) implantação de coletores; b) oficinas de reciclagem e reaproveitamento de materiais; c) implantação de horta escolar; d) implantação de composteira. Buscou-se o envolvimento de toda a comunidade escolar neste trabalho, compartilhando as responsabilidades, como prevê a Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Entre os dias 19/08 e 13/09 foram produzidos 96 Kg de resíduos orgânicos (58%); 05 Kg de rejeitos sanitários (3%); 10 Kg de plásticos (6%); 16 Kg de papéis (10%); 17 Kg de papelão (10%); 14 Kg de madeira (9%), 01 Kg de embalagens de materiais de limpeza (1 %); 02 Kg de vidros (1%); 04 kg de varrição do pátio (2%), com um total de resíduos sólidos gerados de 165 Kg. O estudo mostrou que as atividades desenvolvidas, voltadas à gestão dos resíduos sólidos, contribuíram expressivamente para a melhoria da conservação do ambiente, através da sensibilização da comunidade escolar sobre a importância da separação adequada dos resíduos. Contudo, os desafios ainda são muitos, pois a educação é um processo contínuo e permanente, que deve utilizar-se de diversos processos voltados à aprendizagem, tendo como proposta um futuro ambientalmente sustentável, através do descarte e destinação correta dos resíduos, estimulando o desenvolvimento de uma maior conscientização ambiental no ambiente escolar criando um novo tipo de relacionamento do ser humano com o meio ambiente. |
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