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Habitar um planeta Terra em que todos tenham acesso aos recursos naturais e que
estes sejam aproveitados de maneira racional, passa por uma educação para
sustentabilidade e suas vertentes. Buscou-se neste estudo problematizar o consumo
consciente na educação para a sustentabilidade através de um levantamento com
professores da educação básica nas redes municipais parceiras da Rede
Araucárias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Buscou-se um aprofundamento da
compreensão de como os professores abordam e pensam o tema “consumo
consciente”, analisando as questões respondidas em um questionário, em suas
formas objetivas e subjetivas. O questionário aplicado revelou que os principais
métodos utilizados pelos professores para se trabalhar sustentabilidade e consumo
consciente incluem atividades de reflexão, relações com a comunidade, projetos
escolares, práticas, trocas de livros e roupas, reflexões familiares, sociais e
formações. Um leque de temas é trabalhado pelos professores, como impacto
ambiental, pegada ecológica, “marketing verde”, consumo consciente, marcas de
consumo, 5 R, desperdício, importância da água, economia de energia, reutilização,
gestão de resíduos, reciclagem, cooperativas, aproveitamento total de alimentos,
hábitos, abordagens transversais, recursos históricos, conhecimentos populares e
povos originários. Por meio das análises realizadas, podemos inferir que iniciativas
como a “Rede Araucárias” são exemplos de estratégias para disseminar e multiplicar
conhecimento e práticas sustentáveis em mais escolas, junto aos alunos e alunas,
contribuindo assim para uma transformação no pensamento contemporâneo
ambiental, desde o seu início - a formação. |
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