REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Consumo consciente na educação para a sustentabilidade na educação básica : uma pesquisa com professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Comunello, Luciele Nardi
dc.contributor.author Dalarosa, Gabriel
dc.date.accessioned 2024-01-10T11:46:54Z
dc.date.available 2024-01-10T11:46:54Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3082
dc.description.abstract Habitar um planeta Terra em que todos tenham acesso aos recursos naturais e que estes sejam aproveitados de maneira racional, passa por uma educação para sustentabilidade e suas vertentes. Buscou-se neste estudo problematizar o consumo consciente na educação para a sustentabilidade através de um levantamento com professores da educação básica nas redes municipais parceiras da Rede Araucárias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Buscou-se um aprofundamento da compreensão de como os professores abordam e pensam o tema “consumo consciente”, analisando as questões respondidas em um questionário, em suas formas objetivas e subjetivas. O questionário aplicado revelou que os principais métodos utilizados pelos professores para se trabalhar sustentabilidade e consumo consciente incluem atividades de reflexão, relações com a comunidade, projetos escolares, práticas, trocas de livros e roupas, reflexões familiares, sociais e formações. Um leque de temas é trabalhado pelos professores, como impacto ambiental, pegada ecológica, “marketing verde”, consumo consciente, marcas de consumo, 5 R, desperdício, importância da água, economia de energia, reutilização, gestão de resíduos, reciclagem, cooperativas, aproveitamento total de alimentos, hábitos, abordagens transversais, recursos históricos, conhecimentos populares e povos originários. Por meio das análises realizadas, podemos inferir que iniciativas como a “Rede Araucárias” são exemplos de estratégias para disseminar e multiplicar conhecimento e práticas sustentáveis em mais escolas, junto aos alunos e alunas, contribuindo assim para uma transformação no pensamento contemporâneo ambiental, desde o seu início - a formação.
dc.language.iso 221116s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação básica
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Práticas sustentáveis
dc.title Consumo consciente na educação para a sustentabilidade na educação básica : uma pesquisa com professores
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.018


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples