REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Caracterização dos canais de distribuição de uma indústria de alimentos Petfood

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Deggerone, Zenicleia Angelita
dc.contributor.author Abel, David de Campos
dc.date.accessioned 2024-01-10T11:50:15Z
dc.date.available 2024-01-10T11:50:15Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3092
dc.description.abstract O estudo busca caracterizar a estrutura e a gestão dos canais de distribuição de uma indústria de alimentos petfood, localizada na cidade de Tapes/RS. A fim de atingir os objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem qualiquantitativa de natureza exploratória-descritiva, sendo o procedimento técnico utilizado estudo de caso. As informações coletadas da observação participante, análise de documentos e bibliografia, e aplicação de questionários foram analisados através da análise documental. Os resultados da pesquisa revelaram que a indústria utiliza canais de nível dois e três, através dos distribuidores exclusivos e vendedores externos, comercializando uma variedade de produtos alimentares do segmento pet. As funções executadas pelos canais de venda incluem, cobrança, logística e armazenagem, visitas e cobranças programadas. Entre os desafios de gestão, constatou-se que estão relacionados à adaptação das estratégias a geografia, tamanho e densidade do mercado, além de analisar o comportamento dos consumidores. Entre as estratégias utilizadas pela indústria, verificou-se que elas estão atreladas a adoção de distintos canais de venda, quando os distribuidores exclusivos acabam construindo relações sólidas com clientes, oportunizando uma relação direta e personalizada que acaba reduzindo às inadimplências. Já em relação aos vendedores externos, as mesmas estão orientadas para promover para a expansão e promoção da marca, para alcançar um grande contingente de clientes dispersos em diferentes microrregiões do estado. Por fim, infere-se que uma gestão eficaz dos canais de distribuição não é apenas uma mera tarefa operacional, mas uma estratégia crítica para o crescimento e sustentabilidade a longo prazo da organização no segmento da linha petfood.
dc.language.iso 240103s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Vendedores externos - Canais de distribuição
dc.subject Vendas - Canais de distribuição
dc.subject Marketing de vendas
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Petfood - Indústria de alimentos
dc.title Caracterização dos canais de distribuição de uma indústria de alimentos Petfood
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M658.86


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples