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O estudo busca caracterizar a estrutura e a gestão dos canais de distribuição de uma indústria de alimentos petfood, localizada na cidade de Tapes/RS. A fim de atingir os objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem qualiquantitativa de natureza exploratória-descritiva, sendo o procedimento técnico utilizado estudo de caso. As informações coletadas da observação participante, análise de documentos e bibliografia, e aplicação de questionários foram analisados através da análise documental. Os resultados da pesquisa revelaram que a indústria utiliza canais de nível dois e três, através dos distribuidores exclusivos e vendedores externos, comercializando uma variedade de produtos alimentares do segmento pet. As funções executadas pelos canais de venda incluem, cobrança, logística e armazenagem, visitas e cobranças programadas. Entre os desafios de gestão, constatou-se que estão relacionados à adaptação das estratégias a geografia, tamanho e densidade do mercado, além de analisar o comportamento dos consumidores. Entre as estratégias utilizadas pela indústria, verificou-se que elas estão atreladas a adoção de distintos canais de venda, quando os distribuidores exclusivos acabam construindo relações sólidas com clientes, oportunizando uma relação direta e personalizada que acaba reduzindo às inadimplências. Já em relação aos vendedores externos, as mesmas estão orientadas para promover para a expansão e promoção da marca, para alcançar um grande contingente de clientes dispersos em diferentes microrregiões do estado. Por fim, infere-se que uma gestão eficaz dos canais de distribuição não é apenas uma mera tarefa operacional, mas uma estratégia crítica para o crescimento e sustentabilidade a longo prazo da organização no segmento da linha petfood. |
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