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Este projeto se concentra no desenvolvimento e teste de um protótipo de controle de temperatura para estufas de pintura automotiva. O controle de temperatura é um aspecto fundamental em uma ampla gama de aplicações, desde usos cotidianos, como um ferro de passar, até aplicações industriais complexas, como grandes estufas de pintura. No contexto da pintura automotiva, o controle preciso da temperatura é essencial para garantir a aderência adequada da tinta à superfície do veículo. Uma temperatura mal controlada pode levar a uma série de problemas, incluindo a formação de bolhas na pintura, aderência inadequada e, em última instância, a necessidade de retrabalho dispendioso e demorado. O sistema de controle de temperatura proposto neste projeto é baseado em um sensor que fornece um sinal para um controlador. Este controlador, por sua vez, ajusta a temperatura para atingir um valor pré-definido, conhecido como setpoint. Este processo de ajuste é realizado através da alteração da saída do microcontrolador, que pode envolver a ativação ou desativação de um elemento de aquecimento. O projeto do sistema de controle de temperatura é de malha fechada. Em uma malha fechada, verificações contínuas são realizadas para garantir que a temperatura esteja o mais próximo possível do valor preestabelecido. Isso é conseguido através da comparação constante da temperatura atual (como medida pelo sensor) com o setpoint e fazendo ajustes conforme necessário. A implementação bem-sucedida deste sistema tem o potencial de levar a melhorias significativas na qualidade da pintura automotiva. Além disso, pode aumentar a eficiência do processo de pintura, reduzindo a necessidade de retrabalho e minimizando o desperdício de material. Ao final, este trabalho contribui para um processo de pintura automotiva mais eficiente e produtiva. |
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