| dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo analisar os elementos e valores da economia circular em produtos e práticas de uma empresa desenvolvedora de software para gestão industrial e empresarial. Para isso, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa e exploratória, utilizando documentos internos com informações sobre os produtos e práticas da empresa. A análise buscou identificar como os elementos e valores da economia circular e como estão incorporados nos produtos e nas práticas. Os resultados indicam que a empresa adota soluções tecnológicas avançadas para rastreabilidade, gestão de resíduos e integração com fornecedores sustentáveis, promovendo a otimização de recursos e aumentando o valor percebido por clientes e parceiros. Esses resultados positivos estão principalmente ligados aos elementos identificados, como a redução do uso de recursos naturais e o modelo de negócio circular, e ao valor gerado, especialmente no que se refere ao valor ambiental e ao valor da informação. Contudo, foram identificados desafios que demandam aprimoramentos, principalmente relacionados ao elemento de extensão da vida útil dos produtos e ao valor da fonte. O estudo destaca o papel estratégico da tecnologia na promoção da sustentabilidade corporativa e enfatiza a relevância de práticas que gerem valor ambiental, social e econômico, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável. |
|