dc.description.abstract |
Este trabalho tem como propósito vivenciar a docência teatral junto a um grupo de não-atores
cristãos da Família Igreja, na cidade de Viamão, estado do Rio Grande do Sul no Brasil. Para
trilhar esse caminho, reuni oito pessoas – irmãos e irmãs de fé que conheci em 2019 – para
juntos compartilharmos, ensinarmos e aprendermos, em um processo coletivo de imersão no
fazer teatral. O percurso foi dividido em dois momentos: inicialmente, por meio de aulas de
teatro, e, na sequência, pela adaptação, construção e encenação de uma dramaturgia. Narro aqui
um processo artístico que emerge de minha busca por aprofundar os saberes no universo teatral,
partindo da perspectiva de um artista cristão que deixou sua terra natal, cidade de Mineiros, no
estado de Goiás no Brasil. Após experiências iniciais no teatro da igreja, fui em busca de novos
olhares e formas de "teatrar", agora enriquecidos pela formação acadêmica no curso de
Licenciatura em Teatro da UERGS. Foi nesse espaço que a docência se revelou como um
caminho transformador, alimentado pelas experiências nos estágios e pelo desafio de ministrar
aulas de teatro em escolas – uma experiência que despertou ainda mais em mim o desejo de
compartilhar os conhecimentos adquiridos. Os autores que iluminam minha reflexão sobre o
teatro no contexto eclesiástico são: Débora Falcão, Luiza Reis, Francis Schaeffer, Viola Spolin
e Augusto Boal. Entre os resultados alcançados estão o refinamento da expressividade corporal
e da atuação dos não-atores, bem como o aprofundamento do entendimento sobre ação e
propósito em cena. Esses avanços culminaram na criação colaborativa da peça Onde Está o
Corpo? um exercício de arte coletiva que sintetiza o aprendizado compartilhado. |
|