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Tendo em vista que a crise sanitária mundial exigiu uma drástica mudança no sistema educacional, forçando a transição do ensino presencial para o remoto, este trabalho
pesquisa sobre os desafios da gestão de políticas educacionais na implementação de plataformas virtuais em universidades públicas durante a pandemia do COVID-19 dos anos 2020 a 2022. Para tanto, é necessário descrever tal gestão aplicada a universidades públicas e sua importância; identificar as estratégias adotadas por elas
a partir da ótica dos atores educacionais no contexto universitário, e; analisar os
principais desafios enfrentados por elas na implementação de plataformas virtuais de
ensino durante a pandemia. Realiza-se, então, uma pesquisa básica estratégica, com objetivos descritivo e exploratório, realizada pelo método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e executada por meio de levantamento bibliográfico e
documental. Inicialmente, buscou-se a base teórica sobre Desafios da gestão de políticas educacionais na implementação de plataformas virtuais em universidades públicas durante a pandemia 2020-2022, com a realização de fichamentos de obras
doutrinárias e trabalhos acadêmicos mais atuais, num período delimitado entre 2010 e 2022. Diante disso, verificou-se que os resultados indicaram que, embora tenha ocorrido uma rápida adaptação ao uso de plataformas digitais, os desafios
relacionados à desigualdade digital, à falta de infraestrutura e à formação insuficiente
dos docentes foram determinantes para as dificuldades enfrentadas. Tal visão é a
constatação de que, para uma compreensão mais aprofundada dos impactos da pandemia no que tange à condução do ensino, faz-se necessário o fornecimento de subsídios para a formulação de estratégias mais eficazes ao uso de tecnologias,
especialmente em contextos de emergência sanitária e social. Além disso, aponta a necessidade de um planejamento mais robusto e inclusivo para garantir a equidade no acesso à educação superior em ambientes digitais. |
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