REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Desafios da gestão de políticas educacionais na implementação de plataformas virtuais em universidades públicas durante a pandemia 2020-2022

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dc.contributor.advisor Abreu, Adriana Leal
dc.contributor.author Villarroel, Harly Liuva Naupay
dc.date.accessioned 2025-01-24T11:10:48Z
dc.date.available 2025-01-24T11:10:48Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3628
dc.description.abstract Tendo em vista que a crise sanitária mundial exigiu uma drástica mudança no sistema educacional, forçando a transição do ensino presencial para o remoto, este trabalho pesquisa sobre os desafios da gestão de políticas educacionais na implementação de plataformas virtuais em universidades públicas durante a pandemia do COVID-19 dos anos 2020 a 2022. Para tanto, é necessário descrever tal gestão aplicada a universidades públicas e sua importância; identificar as estratégias adotadas por elas a partir da ótica dos atores educacionais no contexto universitário, e; analisar os principais desafios enfrentados por elas na implementação de plataformas virtuais de ensino durante a pandemia. Realiza-se, então, uma pesquisa básica estratégica, com objetivos descritivo e exploratório, realizada pelo método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e executada por meio de levantamento bibliográfico e documental. Inicialmente, buscou-se a base teórica sobre Desafios da gestão de políticas educacionais na implementação de plataformas virtuais em universidades públicas durante a pandemia 2020-2022, com a realização de fichamentos de obras doutrinárias e trabalhos acadêmicos mais atuais, num período delimitado entre 2010 e 2022. Diante disso, verificou-se que os resultados indicaram que, embora tenha ocorrido uma rápida adaptação ao uso de plataformas digitais, os desafios relacionados à desigualdade digital, à falta de infraestrutura e à formação insuficiente dos docentes foram determinantes para as dificuldades enfrentadas. Tal visão é a constatação de que, para uma compreensão mais aprofundada dos impactos da pandemia no que tange à condução do ensino, faz-se necessário o fornecimento de subsídios para a formulação de estratégias mais eficazes ao uso de tecnologias, especialmente em contextos de emergência sanitária e social. Além disso, aponta a necessidade de um planejamento mais robusto e inclusivo para garantir a equidade no acesso à educação superior em ambientes digitais.
dc.language.iso 250123s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Políticas educacionais
dc.subject Ambientes virtuais de aprendizagem
dc.subject Pandemia
dc.subject Covid-19
dc.subject Administração pública
dc.title Desafios da gestão de políticas educacionais na implementação de plataformas virtuais em universidades públicas durante a pandemia 2020-2022
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.018.43


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