REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Do resíduo ao recurso: oficina com acículas de Pinus spp. como estratégia de sustentabilidade e desenvolvimento local

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Leonardo Alvim Beroldt da
dc.contributor.author Mengue, Solange Drews Aguiar
dc.date.accessioned 2025-09-08T10:21:46Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3876
dc.description.abstract A introdução de espécies exóticas do gênero Pinus spp., ainda tem sido praticada e impulsionada por sua rápida taxa de crescimento, adaptação a diferentes condições climáticas e qualidades favoráveis à produção de madeira. O manejo dessas extensas plantações pode resultar na geração de grandes volumes do residual de acículas (folhas dos pinus). Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação em uma oficina artesanal de produção de papel, que incorpora este residual em sua biomassa. A pesquisa foi realizada no município de Canela, RS, com a coleta do material de estudo na região de Tubiana, zona rural e a parte prática do estudo nas instalações do Centro Social Padre Franco - Dom Luiz Guanella, localizado no bairro Santa Marta, com público alvo de 250 mulheres, adolescentes e crianças. Teve, como objetivo geral, analisar o potencial aproveitamento das acículas de Pinus spp. na produção artesanal de papel, como estratégia para promover o empoderamento e o desenvolvimento sustentável em uma comunidade no município, também testando a eficácia dessa utilização, analisando os aspectos implícitos dos discursos, verificando as potencialidades e limites para expansão da atividade e desenvolvendo produtos técnicos que auxiliem na promoção da disseminação dos resultados da pesquisa. A metodologia utilizada foi a pesquisa–ação, aplicada e com análise de discurso das narrativas dos participantes. A pesquisa mostrou ser uma ferramenta catalisadora para a autonomia dos participantes ao incorporar práticas de Educação Ambiental, proporcionando uma plataforma para expressão de vozes e identidades e fortalecendo a conscientização social e moral. As acículas possuem viabilidade para serem incorporadas à produção artesanal de papel, configurando-se como uma matéria-prima alternativa e ecológica e quando associada a processos participativos e formativos, essa prática tem potencial para promover o empoderamento social e o desenvolvimento sustentável. No entanto, para que esse potencial se realize de forma plena, serão necessários desafios relacionados à organização coletiva, à formação continuada e à construção de autonomia produtiva dentro da comunidade.
dc.language.iso 250905s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Papel
dc.subject Pinus elliotti
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação Ambiental
dc.title Do resíduo ao recurso: oficina com acículas de Pinus spp. como estratégia de sustentabilidade e desenvolvimento local
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D504
dc.description.additionalinformation Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade, Unidade Hortênsias, 2025.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples