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Neste trabalho desenvolvemos oficinas de Educação Ambiental fundamentada na pesquisa ação e na concepção Freiriana, visando inserir a Educação Ambiental Crítica por meio da
ludicidade no ambiente escolar e nos projetos sociais. A importância das oficinas de Educação
Ambiental está na contribuição para a formação do cidadão crítico e participativo, auxiliando
na construção de novas possibilidades de relações sociais e estilos de vida, baseadas em valores
éticos e humanitários, e na relação mais justa entre os seres humanos e os demais seres
vivos. Trata-se de uma pesquisa comprometida com a questão socioambiental realizada no
Parque Natural Municipal dos Pinheiros, Gramado/RS. O objetivo foi desenvolver e aplicar
oficinas de Educação Ambiental com contribuições do teatro, da contação de histórias e da
mediação de leitura como práticas pedagógicas lúdicas. A pesquisa iniciou em outubro de 2023
através de registros fotográficos e levantamento da fauna local, contudo utilizamos registros
fotográficos do ano de 2022. Quanto as oficinas, ocorreram nos meses de março a junho de
2024. Os participantes da pesquisa foram alunos do 8° e 9° de uma escola municipal e alunos
entre 5 a 14 anos de um projeto social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A fim de alcançar os objetivos proposto, foram elaborados métodos com a combinação de
diferentes fluxos de dados: imagens, diário de campo, levantamento (inventário de fauna) e
oficinas. Com o propósito de apresentar o processo de construção e os resultados da pesquisa,
foram utilizados instrumentos de dados como: quadros, figuras, fotografias e vídeo. A
intervenção ocorreu em duas oficinas, ofertadas semanalmente relacionadas com a
biodiversidade e com os problemas ambientais do Parque Natural Municipal dos Pinheiros. O
estudo foi conduzido e organizado com as seguintes temáticas: o nosso quintal de pesquisa,
trazendo as bases territoriais e históricas; o diário de viagem, adentrando na educação ambiental
crítica e nas práticas pedagógicas lúdicas; estradas e rotas percorridas durante todo o processo
metodológico, os resultados, as análises e discussões que ajudaram a construir respostas ao
longo desta viagem e por fim, as considerações finais, focando no resultado de todo o processo
deste estudo. Os resultados demonstraram que os alunos apresentavam pouco conhecimento
prévio sobre a biodiversidade da região e as oficinas contribuíram na construção e
aperfeiçoamento dos conhecimentos da flora e fauna local. A utilização da contação de
histórias, mediação de leitura, contato com livros para infâncias, produção de textos e escrita
do roteiro da peça teatral se mostraram eficazes não apenas na questão socioambiental, mas
incentivaram os alunos no envolvimento das atividades, no desenvolvimento da criatividade,
proporcionando momentos de reflexão, conscientização e sentimento de empoderamento,
ressaltando a importância de trabalhar a Educação Ambiental com viés crítico para o público
infanto-juvenil |
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