REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Educação ambiental como prática pedagógica para a conservação da biodiversidade: uma experiência de pesquisa-ação no Parque Natural Municipal dos Pinheiros, Gramado/RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Mello, Ricardo Silva Pereira
dc.contributor.author Nunes, Tatiane Takahashi
dc.date.accessioned 2025-10-13T10:45:20Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3910
dc.description.abstract Neste trabalho desenvolvemos oficinas de Educação Ambiental fundamentada na pesquisa ação e na concepção Freiriana, visando inserir a Educação Ambiental Crítica por meio da ludicidade no ambiente escolar e nos projetos sociais. A importância das oficinas de Educação Ambiental está na contribuição para a formação do cidadão crítico e participativo, auxiliando na construção de novas possibilidades de relações sociais e estilos de vida, baseadas em valores éticos e humanitários, e na relação mais justa entre os seres humanos e os demais seres vivos. Trata-se de uma pesquisa comprometida com a questão socioambiental realizada no Parque Natural Municipal dos Pinheiros, Gramado/RS. O objetivo foi desenvolver e aplicar oficinas de Educação Ambiental com contribuições do teatro, da contação de histórias e da mediação de leitura como práticas pedagógicas lúdicas. A pesquisa iniciou em outubro de 2023 através de registros fotográficos e levantamento da fauna local, contudo utilizamos registros fotográficos do ano de 2022. Quanto as oficinas, ocorreram nos meses de março a junho de 2024. Os participantes da pesquisa foram alunos do 8° e 9° de uma escola municipal e alunos entre 5 a 14 anos de um projeto social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A fim de alcançar os objetivos proposto, foram elaborados métodos com a combinação de diferentes fluxos de dados: imagens, diário de campo, levantamento (inventário de fauna) e oficinas. Com o propósito de apresentar o processo de construção e os resultados da pesquisa, foram utilizados instrumentos de dados como: quadros, figuras, fotografias e vídeo. A intervenção ocorreu em duas oficinas, ofertadas semanalmente relacionadas com a biodiversidade e com os problemas ambientais do Parque Natural Municipal dos Pinheiros. O estudo foi conduzido e organizado com as seguintes temáticas: o nosso quintal de pesquisa, trazendo as bases territoriais e históricas; o diário de viagem, adentrando na educação ambiental crítica e nas práticas pedagógicas lúdicas; estradas e rotas percorridas durante todo o processo metodológico, os resultados, as análises e discussões que ajudaram a construir respostas ao longo desta viagem e por fim, as considerações finais, focando no resultado de todo o processo deste estudo. Os resultados demonstraram que os alunos apresentavam pouco conhecimento prévio sobre a biodiversidade da região e as oficinas contribuíram na construção e aperfeiçoamento dos conhecimentos da flora e fauna local. A utilização da contação de histórias, mediação de leitura, contato com livros para infâncias, produção de textos e escrita do roteiro da peça teatral se mostraram eficazes não apenas na questão socioambiental, mas incentivaram os alunos no envolvimento das atividades, no desenvolvimento da criatividade, proporcionando momentos de reflexão, conscientização e sentimento de empoderamento, ressaltando a importância de trabalhar a Educação Ambiental com viés crítico para o público infanto-juvenil
dc.language.iso 251009s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Contação de histórias
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação Ambiental
dc.subject Teatro
dc.title Educação ambiental como prática pedagógica para a conservação da biodiversidade: uma experiência de pesquisa-ação no Parque Natural Municipal dos Pinheiros, Gramado/RS
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Hernandez, Aline Reis Calvo
local.description.areasdoconhecimento D504
dc.description.additionalinformation Os Produtos Técnicos desta dissertação foram catalogados separadamente com os títulos: "Educação ambiental como prática pedagógica para a conservação da biodiversidade: uma experiência de pesquisa-ação no Parque Natural Municipal dos Pinheiros, Gramado/RS" e "Caderno de atividades: a biodiversidade do Parque Natural Municipal dos Pinheiros (PNMP)" de Tatiane Takahashi Nunes; Ricardo Silva Pereira Mello e Aline Reis Calvo Hernandez.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples