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A presente pesquisa investiga como a dança Hip Hop, enquanto vertente das Danças
Urbanas, pode ser desenvolvida no contexto escolar por meio de um processo de
criação em dança, tendo como resultado uma produção de uma videodança em um
projeto com crianças do 5º ano, em uma escola de Ensino Fundamental da rede
privada, localizada no município de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul. A
partir da minha atuação como professora-artista nesse projeto, busco refletir questões
que atravessam a inserção do Hip Hop na escola: o Hip Hop ainda é Hip Hop quando
entra na escola, o que se transforma nesse processo? De que forma as referências
do Hip Hop impulsionam o protagonismo das alunas no processo de criação? Como
a criação dentro do Hip Hop estimula o vínculo entre alunas e professora? A pesquisa
fundamenta-se na pesquisa em dança como prática artística e na pesquisa-ação, em
que a criação e reflexão se entrelaçam. O processo metodológico envolveu propostas
de improvisação, composição coletiva, uso de frames e cards como disparadores
criativos, além da experimentação com o audiovisual resultando na produção de uma
videodança. Os resultados indicam que a inserção do Hip Hop no contexto escolar
não descaracteriza essa manifestação cultural, mas se modifica, ampliando suas
possibilidades expressivas e pedagógicas. Observou-se o fortalecimento do
protagonismo das alunas no processo criativo, bem como a construção de vínculos
afetivos e pedagógicos entre professora e alunas. Conclui-se que o Hip Hop, ao
adentrar o espaço escolar por meio da criação artística, potencializa a dança como
espaço de pertencimento, autoria, aprendizagem e transformação. |
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