REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Danças urbanas na escola: um processo de criação com o Hip Hop

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Deffaci, Kátia Salib
dc.contributor.author Oliveira, Catharina da Silva Chagas de
dc.date.accessioned 2025-12-16T11:43:36Z
dc.date.available 2025-12-16T11:43:36Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3970
dc.description.abstract A presente pesquisa investiga como a dança Hip Hop, enquanto vertente das Danças Urbanas, pode ser desenvolvida no contexto escolar por meio de um processo de criação em dança, tendo como resultado uma produção de uma videodança em um projeto com crianças do 5º ano, em uma escola de Ensino Fundamental da rede privada, localizada no município de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul. A partir da minha atuação como professora-artista nesse projeto, busco refletir questões que atravessam a inserção do Hip Hop na escola: o Hip Hop ainda é Hip Hop quando entra na escola, o que se transforma nesse processo? De que forma as referências do Hip Hop impulsionam o protagonismo das alunas no processo de criação? Como a criação dentro do Hip Hop estimula o vínculo entre alunas e professora? A pesquisa fundamenta-se na pesquisa em dança como prática artística e na pesquisa-ação, em que a criação e reflexão se entrelaçam. O processo metodológico envolveu propostas de improvisação, composição coletiva, uso de frames e cards como disparadores criativos, além da experimentação com o audiovisual resultando na produção de uma videodança. Os resultados indicam que a inserção do Hip Hop no contexto escolar não descaracteriza essa manifestação cultural, mas se modifica, ampliando suas possibilidades expressivas e pedagógicas. Observou-se o fortalecimento do protagonismo das alunas no processo criativo, bem como a construção de vínculos afetivos e pedagógicos entre professora e alunas. Conclui-se que o Hip Hop, ao adentrar o espaço escolar por meio da criação artística, potencializa a dança como espaço de pertencimento, autoria, aprendizagem e transformação.
dc.language.iso 251215s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Hip-hop
dc.subject Videodança
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Processo de criação
dc.title Danças urbanas na escola: um processo de criação com o Hip Hop
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M793.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples