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A pesquisa se constitui a partir reflexões referentes a questão da educação e sua relação com o meio ambiente, visto que, a educação no modelo tradicional, não tem enfatizado a questão do meio ambiente o quanto deveria no currículo do Ensino Fundamental, nem tão pouco no processo educacional como um todo. Tendo em vista a relevância dessa questão, o estudo tem como tema, a importância da Educação Ambiental e da Alfabetização Ecológica no Ensino Fundamental, a partir de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar. A Educação Ambiental pressupõe certamente uma Alfabetização Ecológica (CAPRA, 2006), a partir de um currículo integrado no Ensino Fundamental, por uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar. Nessa fase de transição entre o modelo tradicional de educação para uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, o currículo Oculto (SILVA, 2005), também é uma ferramenta importante, já que a Educação Ambiental na legislação não está posta como disciplina específica e, que, portanto, sua função é perpassar os componentes curriculares, em todas as fases do ensino formal para que assim se consiga, uma conscientização sobre o ambiente em que habitamos, podendo ser a educação, nesse sentido, um instrumento importante no processo de conhecimento, assim como, para as aprendizagens dos alunos. O tema se constitui ainda, a partir da noção de Ecopedagogia, que está na base da educação para construção da cidadania planetária, a partir da Educação Ambiental e da Alfabetização Ecológica. A pesquisa tem por objetivo, portanto, ressaltar a importância da Educação ambiental, da Alfabetização Ecológica e da Ecopedagogia, a partir do Ensino Fundamental, por uma abordagem inter e transdisciplinar, foi realizada com 2 professoras do quinto ano do Ensino fundamental, em uma Escola do Município de Porto Alegre/RS. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa,sendo que, como modalidade de pesquisa,se utilizou o estudo de caso, pois este de acordo com (GIL, 2007), consiste no estudo aprofundado de um ou poucos objetos, de maneira que, permita um estudo detalhado sobre o objeto em questão. Para obter os dados da pesquisa, na relação método e metodologia, foram utilizados alguns aportes teóricos tais como; CAPRA (2006), SANTOMÉ (1998), PARODE (2010) e outros. O presente estudo utilizou também, questionário como instrumento de coleta de dados. Os dados coletados serviram de eixo para análise e interpretação do objeto da mesma. Com os resultados do estudo constatou-se que a Educação Ambiental é processo emergente na formação, necessário desde o ensino Fundamental, também, na formação de professores, no processo educacional como um todo, a partir de um currículo integrado, por uma abordagem inter e transdisciplinar. Assim como, a respeito da Alfabetização Ecológica, que articulada a Educação Ambiental, pode oportunizar consciência a respeito do meio ambiente para manutenção da vida no planeta. A pesquisa constatou ainda, a importância da Ecopedagogia para formação da cidadania planetária. |
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