Este estudo tem como objetivo alertar docentes da educação tecnológica e, por extensão, da educação básica, sobre as implicações das práticas das grandes corporações de tecnologia ao capturar, armazenar, analisar e cruzar ...
Esta pesquisa busca compreender a possibilidade de inserção de gêneros discursivos
jurídicos no ensino médio a partir da proposta contida na Base Nacional Comum
Curricular, tendo como fundamentação teórica os estudos dos ...
Este trabalho é resultado das atividades desenvolvidas durante a pesquisa para a elaboração da dissertação de mestrado intitulada
“Criando Histórias e Simuladores com a Programação Scratch: Uma Possibilidade para a ...
A presente pesquisa busca contribuir para a aprendizagem da Matemática na Educação Básica e, ao mesmo tempo, apresentar possibilidades que se diferenciem do ensino tradicional, por vezes presente nessa área do conhecimento. ...
Este material corresponde a reprodução de produto
educacional elaborado a partir da dissertação Letramentos
Acadêmicos na Formação Continuada do Gestor Educacional
da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, realizada ...
A presente pesquisa faz parte do Mestrado Profissional em Educação, da Universidade
Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED-Uergs), e tem como objetivo compreender de
que maneira os letramentos acadêmicos são apresentados no ...
O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, de uma pesquisa participante. Que aborda a
questão da evasão escolar de alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma
escola do município de Terra de Areia. ...
Este material é resultante da pesquisa de Mestrado realizada na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED/Uergs), unidade litoral norte, por meio de uma parceria com os poderes públicos municipais de Tramandaí/RS, ...
A educação musical no Brasil tem uma trajetória de idas e vindas. Com a aprovação da Lei
Federal nº 11.769/2008, houve um incremento, resultando na Resolução CNE/CEB nº
2/2016. Apesar de as legislações no país estarem em ...
A presente dissertação compartilha a pesquisa que tem como objetivo analisar os serviços de apoio à inclusão vinculadas ao Atendimento Educacional Especializado–AEE, bem como elencar ações e identificar estratégias na ...
A presente dissertação relata uma pesquisa que se propôs a analisar como a acessibilidade está
presente nas práticas curriculares de professores, junto aos alunos com deficiência que frequentam
os Anos Iniciais e Finais ...
A presente dissertação é uma pesquisa aplicada realizada no Mestrado profissional em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O objetivo geral é desenvolver um aplicativo de apoio pedagógico para o ensino ...
Esta pesquisa busca compreender as construções das políticas da distorção idade série pelas narrativas dos Assessores das Secretarias de Educação dos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, principalmente no ...
Dos encontros e rodas de conversas durante uma pesquisa de abordagem qualitativa (Angrosino, 2008) e etnográfica (Geertz, 1989), intitulada "Lá é pouco recreio e muita aula: o processo de transição da Educação Infantil ...
A presente pesquisa teve como objetivo analisar as percepções das crianças a respeito do processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental por intermédio dos seus pontos de vista. A investigação buscou ...
Esta pesquisa trata do tema extensão universitária em uma interlocução com o princípio político do comum, e entre educação e artes. Tem como objetivo procurar por pistas metodológicas nas ações extensionistas desenvolvidas ...
Desatinar é um fanzine e o material artístico-educativo feito como produto técnico-tecnológico
resultante da pesquisa de mestrado (DES)APRENDER INSTITUIÇÃO DE ENSINO COM COMUNIDADE:
A potência da arte da professora Tina ...
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e intitulada “EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: conversas - através de cartas - entre professoras de artes”, ...
Este estudo tem por objetivo geral buscar compreender os deslocamentos de sentidos e de posiçõessujeito no discurso dos professores durante as formações continuadas para o Ensino Médio Gaúcho, no decorrer das mediações ...