A presente dissertação problematizou as estratégias de governamento da docência da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo e que provocam a (des)mobilização no movimento sindical e de busca coletiva ...
O estudo que constitui esta dissertação trata-se de pesquisa qualitativa, inspirada nos estudos pós-críticos, que problematiza a formação dos docentes da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, focando na Reforma do ...
Este estudo busca investigar, no contexto da educação básica, como a culturas periféricas, em especial o Hip-Hop, atua como uma ferramenta propulsora na promoção dos Direitos Humanos, a partir do desenvolvimento de espaços ...
O ensino da língua inglesa nas escolas é imprescindível para que os alunos possam desenvolver desde o acesso a oportunidades educacionais e profissionais quanto a amplitude local e global. Este resumo refere-se ao resultado ...
A presente dissertação expõe uma pesquisa que se propôs a analisar a Educação de Surdos produzida a partir de uma matriz inclusiva, em uma escola pública de Educação Básica do município de Osório/RS. O estudo parte de uma ...
Este trabalho é resultado de uma pesquisa documental desenvolvida no curso de
Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, cuja temática principal foi a situação da educação ...
O presente estudo descreve uma pesquisa que teve como objetivo analisar orientações e diretrizes para as políticas de inclusão escolar em municípios do Litoral Norte Gaúcho, enquanto ações biopolíticas no contexto da ...
Esta dissertação, vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UERGS) da Universidade Estadual do Rio Grande de Sul, é um dos pré-requisitos para a obtenção do título de Mestre em ...
A pesquisa apresentada, integra o Programa de Mestrado Profissional em Educação
pela Universidade Estadual do Rio Grande de Sul (PPGED-UERGS). Visando
compreender como o ensino da música nas escolas está sendo realizado ...
Esta dissertação investiga a inserção do folclore nos anos iniciais do Ensino
Fundamental em uma escola pública de Sapiranga/RS. A pesquisa foi motivada por
questionamentos sobre a percepção dos professores acerca do ...
Esta pesquisa trata das temáticas Educação Musical e Folclore. Sua origem tem como base o seguinte questionamento: Como a Educação Musical e o Folclore estão inseridos nos Projetos Políticos Pedagógicos na Educação Infantil? ...