A música desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança,
especialmente na primeira infância. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou
compreender as práticas pedagógico-musicais desenvolvidas em ...
Esta dissertação emergiu do desejo de construir uma proposta de formação permanente com base em princípios dialógicos, em que o protagonismo docente fosse reconhecido e valorizado. A pesquisa foi sendo tecida na tentativa ...
Este e-book nasce das palavras partilhadas, dos silêncios
escutados e dos afetos tecidos nos Encontros
Formativos Dialógicos realizados comprofessoras dos Anos
Iniciais da Educação Básica, em uma escola municipalde
Alvorada/RS. ...
Esta dissertação tem por objetivo compreender como os discursos sobre a matemática, sustentados por regimes de verdade e articulados às práticas de governamentalidade, produzem modos de subjetivação de estudantes na Educação ...
Esta dissertação faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED/UERGS), como pré-requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação. A proposta desta ...
O que é o livreto...
Muitas pessoas perguntam o que podemos
fazer para contribuir com a natureza. Eu posso
aqui dar algumas dicas. Primeiro precisamos
conhecê-la, conhecer os seres mais antigos do
território, os quais nos ...
Este trabalho trata de alianças afetivas com a Mata Atlântica, mediadas pelas artes visuais, podem ressignificar relações educativas em contextos escolarizados e não escolarizados. Motivada pela urgência de repensar a ...
A presente dissertação de mestrado inscreve-se na Linha 2 - Artes em Contextos Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs, e articula literatura, artes ...
Este e-book é o resultado do trabalho de dissertação do mestrado profissional em educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, intitulado: ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO DE ARTE E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO ...
Esta dissertação nasce do desejo de escutar, compreender e valorizar os percursos formativos
de professoras itinerantes que lecionam Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi
desenvolvida no Curso de Mestrado ...
Esta pesquisa é uma escrita não linear, cujo traçado evidencia uma educação que passa pelos saberes do corpo. Parte da história de vida da escritora-pesquisadora, dos caminhos percorridos no ambiente escolar, olhando para ...
Este Guia de Práticas é resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação pelo PPGED/UERGS.
Acompanha a dissertação “Mulheres e Seus Poderes de Transformação: Oráculo e magias para reencantar a educação”, de Ana Rita Mayer, ...
A presente dissertação tem o objetivo compreender como o Governamento do Cuidado se dá nas práticas e planejamento das ações pedagógicas no processo educativo das crianças (0 a 3 anos). O objetivo geral desta pesquisa é ...
As histórias, imagens e saberes das mulheres ainda são majoritariamente desqualificadas e invisibilizadas nos materiais didáticos e nos currículos escolares, resultado de um projeto colonial patriarcal de tentativa de ...
A presente pesquisa de Mestrado problematizou o modo como os estudantes com TEA vêm sendo integrados no contexto do Novo Ensino Médio, com especial atenção à participação e às experiências vivenciadas nos Itinerários ...
Esta delicada construção (de muitas parcerias) aconteceu enlaçada a um propósito de pesquisa, tendo
como título “A artesania e a autoria no apoio à inclusão escolar”
. Propôs-se constituir espaços/vivências
dos estudantes ...
Essa invenção chama-se e-book, ou livro digital, e apresento nele estilhaços produzidos a partir de uma desertação de Mestrado em Educação criada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual ...