O presente estudo descreve uma pesquisa que teve como objetivo analisar orientações e diretrizes para as políticas de inclusão escolar em municípios do Litoral Norte Gaúcho, enquanto ações biopolíticas no contexto da ...
Esta dissertação, vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UERGS) da Universidade Estadual do Rio Grande de Sul, é um dos pré-requisitos para a obtenção do título de Mestre em ...
A pesquisa apresentada, integra o Programa de Mestrado Profissional em Educação
pela Universidade Estadual do Rio Grande de Sul (PPGED-UERGS). Visando
compreender como o ensino da música nas escolas está sendo realizado ...
Esta dissertação investiga a inserção do folclore nos anos iniciais do Ensino
Fundamental em uma escola pública de Sapiranga/RS. A pesquisa foi motivada por
questionamentos sobre a percepção dos professores acerca do ...
Esta pesquisa trata das temáticas Educação Musical e Folclore. Sua origem tem como base o seguinte questionamento: Como a Educação Musical e o Folclore estão inseridos nos Projetos Políticos Pedagógicos na Educação Infantil? ...
Esta dissertação faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED/UERGS), como pré-requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação. A proposta desta ...
Este resumo se refere ao resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, que teve como temática as desconexões do ensino de Língua Portuguesa, ...
Os processos de letramentos, reconhecidos como práticas sociais de leitura e escrita, potencializam interações entre o conhecimento científico e a realidade sociocultural, na vida em sociedade, contribuindo significativamente ...
Este estudo tem como objetivo principal analisar a constituição dos letramentos acadêmicos no Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Panificação Subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do ...
A presente dissertação tem o objetivo de problematizar as práticas de governamento da docência na Educação Infantil, presentes na constituição da Base Nacional Comum Curricular e na perspectiva das professoras dessa etapa. ...
A presente pesquisa propõe acompanhar processos de singularização e de subjetivação de coletivos juvenis em uma cidade localizada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi construída a partir da experiência de ...
O presente estudo é o resultado de uma pesquisa exploratória que teve como finalidade procurar saber quais são os lugares no município de Osório/RS que os professores da rede municipal levam seus alunos para estudar. A ...