Resumo:
Esta dissertação emergiu do desejo de construir uma proposta de formação permanente com base em princípios dialógicos, em que o protagonismo docente fosse reconhecido e valorizado. A pesquisa foi sendo tecida na tentativa de conciliar as experiências vividas com as demandas profissionais, fundamentada na teoria libertadora de Paulo Freire e em autores que dialogam com sua perspectiva. Assim, defende-se a formação permanente dos professores como um pilar fundamental para o aprimoramento constante da práxis educacional. No cerne desse processo, a dialogicidade e os saberes docentes desempenham um papel crucial, permitindo o protagonismo dos educadores e fortalecendo sua identidade e pertencimento profissional. A pesquisa foi desenvolvida com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal situada em um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS, e teve como eixo central a escuta sensível, o diálogo horizontal e o respeito às vivências das participantes. A temática central da investigação foi “O círculo de cultura como possibilidade de formação permanente”, e a questão problematizadora orientadora definiu-se como: “Quais as dificuldades e potencialidades inerentes ao processo de implementação de uma experiência de formação permanente, inspirada nos Círculos de Cultura freireanos, em uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre?” Com abordagem qualitativa, a investigação envolveu sete professoras e adotou como procedimentos metodológicos o uso de diário de campo, questionário, registros em áudio e a realização dos próprios Círculos de Cultura como espaço formativo dialógico. O percurso foi fundamentado nos aportes teóricos de Paulo Freire, António Nóvoa e Imbernón e utilizou como método de análise a Sistematização de Experiências, proposta por Oscar Jara, possibilitando transformar vivências compartilhadas em conhecimentos coletivos e reflexivos. Os resultados apontaram para a potência do diálogo e da escrita pedagógica como instrumentos de humanização e resistência docente. As falas das participantes revelaram o amor pela educação e a crença na transformação a partir da escuta, da dialogicidade e da valorização da profissão docente. Como produto educacional, foi produzido o e-book Tecendo Histórias, Compartilhando Saberes: Cartas Pedagógicas para Inspirar a Docência, reunindo narrativas e reflexões construídas ao longo da pesquisa. O material buscou inspirar a construção de processos formativos mais afetivos, significativos e dialógicos, reafirmando que educar é, também, um ato de amor, resistência e criação de mundos possíveis. A valorização das histórias pessoais, das escutas coletivas e das trocas de saberes fortaleceu a identidade profissional das participantes e ampliou suas práticas pedagógicas.