Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso, tem como tema o uso de blogs como ferramentas no auxílio à Educação Ambiental, objetiva abordar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e mais especificamente os blogs, como sendo ferramentas de grande valia para os discentes no contexto da Educação Ambiental, onde estes podem trocar informações, ideias, dicas, entre outros. Em uma época em que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, trazendo consigo inúmeros benefícios e facilidades, ela se tornou uma forte aliada na Educação Ambiental, de forma a transmitir informações e sensibilizar os educadores e as crianças a respeito da necessidade cada vez mais urgente de uma mudança de pensamentos e atitudes em relação ao meio ambiente e sua preservação. A escolha desse tema surgiu durante a realização do Estágio Obrigatório II, onde se abordou a temática da Educação Ambiental como aliada das Práticas Pedagógicas, e percebeu-se o interesse, empenho e envolvimento das crianças com o tema, as quais, a partir das conversas e das atividades ligadas ao assunto passaram a ter mais cuidado com o ambiente da escola, com o descarte correto do lixo, a importância das árvores, da água, entre outros. A metodologia utilizada neste trabalho é quanti-qualitativa, e as pesquisas bibliográficas. Pretende-se, com este trabalho, compreender melhor a montagem e a divulgação de blogs que abordam atividades e assuntos relacionados à Educação Ambiental, a fim de verificar como podem beneficiar os educadores na troca de ideias e informações sobre o tema. Os resultados encontrados se deram a partir da análise de cinco blogs selecionados aleatoriamente, os quais trazem algum tema relativo à Educação Ambiental ligada às crianças; foram considerados diversos aspectos destes ambientes virtuais, desde as cores utilizadas até a apresentação de legislações vigentes a respeito dos assuntos ambientais. Verificou-se que apenas dois dos cinco blogs apresentaram qualidade visual, links jogos e vídeos e outros elementos sensibilizadores. A maioria dos blogs foi subutilizada tanto na abordagem do tema proposto quanto na exploração de recursos didáticos. Assim sendo, este trabalho vem mostrar aos educadores a possibilidade de trocarem informações mesmo à distância, a partir do uso de blogs, o qual é uma ferramenta consideravelmente simples, disponível em diferentes plataformas, muitas delas gratuitas. Entende-se que a grande maioria dos educadores possui acesso à internet e conhecimentos, mesmo básicos, a respeito de sua utilização. Assim, considera-se que os blogs podem ser aliados da Educação Ambiental, podendo proporcionar aos educadores trocas de informações e conhecimentos, tudo isso com a finalidade de, por meio de práticas e abordagens dessa temática, sensibilizar os educandos sobre a importância de preservar, cuidar e principalmente respeitar o meio ambiente. Mostrar-lhes que, mesmo com pequenas mudanças em seus hábitos no dia-a-dia, tais como desligar a torneira ao escovar os dentes, separar e descartar corretamente o lixo em casa e na escola, já estarão contribuindo com a qualidade ambiental, pois a mudança no mundo começa a partir da mudança de cada um.