Resumo:
A presente dissertação de mestrado inscreve-se na Linha 2 - Artes em Contextos Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs, e articula literatura, artes visuais e educação. O objetivo da pesquisa foi contribuir ao enfrentamento das diversas formas de violência contra as mulheres, bem como ao direito à educação e ao letramento literário de homens privados de liberdade por meio da fruição estético-imagético-literária das obras de Conceição Evaristo e de Rosana Paulino. A proposta alinha-se ao Plano Estadual de Educação para Pessoas Presas e Egressas do Sistema Prisional (2021-2024), à Lei 11.340/2006 (Brasil, 2006), à Lei 10.639/2003 (Brasil, 2003) e à Lei 14.164/2021 (Brasil, 2021), bem como aos ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas e ODS 18 - Promoção da Igualdade Étnico-Racial, da Agenda 2030 (IPEA, 2024a, 2024b). Partindo da minha experiência como professora-pesquisadora na educação prisional, foram cartografadas práticas desenvolvidas por meio de oficinas com homens privados de liberdade na Penitenciária Modulada Estadual de Osório /RS. As oficinas envolveram cerca de 60 homens, com idades entre 18 e 70 anos, realizadas quinzenalmente, com duração de 90 minutos, totalizando cerca de 22 encontros ao longo do ano de 2024. Acompanhada de Conceição Evaristo, Rosana Paulino, Martha Narvaz e Paola Zordan, entre outras, utilizo da bricolagem de procedimentos, tais como colagens, desenhos, leituras performáticas, textos e imagens. As práticas cartografadas apontaram para a potência das oficinas, que mobilizaram afetos a partir dos encontros com os textos e imagens aí veiculados, incidindo em novas formas de (re)pensar não somente as mulheres e as violências por elas sofridas, mas também a si mesmos. Apresento também o Produto Educacional -Conceição Evaristo e Rosana Paulino visitam as Celas de Aula: oficinas pedagógico-feministas com homens privados de liberdade.