Resumo:
A música desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança,
especialmente na primeira infância. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou
compreender as práticas pedagógico-musicais desenvolvidas em Escolas Municipais
de Educação Infantil (EMEIs) de Tramandaí/RS. O estudo teve como objetivo geral
analisar os planejamentos e registros de aulas para identificar oportunidades de
aprimoramento do ensino de música nessa etapa. Para tanto, buscou-se identificar os
documentos pedagógicos e os profissionais responsáveis pelos registros, analisar a
tipologia e metodologia das atividades musicais oferecidas, e propor ações de
formação continuada. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com método de
pesquisa documental. A coleta de dados incluiu a análise de Diários de Bordo e
Registros de Aulas de sete EMEIs do município, referentes aos anos de 2023 e 2024.
Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016),
organizados em categorias temáticas. Os resultados revelaram que a música está
presente no cotidiano escolar, sendo utilizada em diversas práticas como
musicalização e brincadeiras, atividades de rotina, exploração sonora, repertório
musical e cantigas folclóricas, histórias com enfoque musical, e em datas
comemorativas. Contudo, a análise crítica apontou que, em muitos casos, a música é
empregada de forma instrumental, sem a devida intencionalidade pedagógica e sem
valorizar o protagonismo infantil ou seu potencial como área de conhecimento
autônoma. Como contribuição prática, a pesquisa resultou no desenvolvimento de
produtos educacionais, incluindo a Formação Continuada “Sinfonia de Saberes” (já
finalizada), e propostas em andamento como um E-book de boas práticas, a
realização de uma Assembleia com o Conselho Municipal de Educação (CME) e a
implementação de Espaços Sonoros – Ateliês Musicais nas escolas. Conclui-se que,
embora a música seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento integral
da criança, há uma lacuna na formação dos professores e na compreensão de seu
papel intrínseco no currículo. A pesquisa oferece subsídios para o aprimoramento das
práticas pedagógico-musicais em Tramandaí, fortalecendo o ensino de música e
promovendo experiências mais significativas e alinhadas à legislação vigente.