REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Práticas musicais nas escolas infantis: uma pesquisa documental na Rede Municipal de Ensino de Tramandaí/RS

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dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Silva, Lilian Querlen Leão da
dc.date.accessioned 2025-12-04T13:06:23Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3961
dc.description.abstract A música desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, especialmente na primeira infância. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou compreender as práticas pedagógico-musicais desenvolvidas em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Tramandaí/RS. O estudo teve como objetivo geral analisar os planejamentos e registros de aulas para identificar oportunidades de aprimoramento do ensino de música nessa etapa. Para tanto, buscou-se identificar os documentos pedagógicos e os profissionais responsáveis pelos registros, analisar a tipologia e metodologia das atividades musicais oferecidas, e propor ações de formação continuada. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com método de pesquisa documental. A coleta de dados incluiu a análise de Diários de Bordo e Registros de Aulas de sete EMEIs do município, referentes aos anos de 2023 e 2024. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), organizados em categorias temáticas. Os resultados revelaram que a música está presente no cotidiano escolar, sendo utilizada em diversas práticas como musicalização e brincadeiras, atividades de rotina, exploração sonora, repertório musical e cantigas folclóricas, histórias com enfoque musical, e em datas comemorativas. Contudo, a análise crítica apontou que, em muitos casos, a música é empregada de forma instrumental, sem a devida intencionalidade pedagógica e sem valorizar o protagonismo infantil ou seu potencial como área de conhecimento autônoma. Como contribuição prática, a pesquisa resultou no desenvolvimento de produtos educacionais, incluindo a Formação Continuada “Sinfonia de Saberes” (já finalizada), e propostas em andamento como um E-book de boas práticas, a realização de uma Assembleia com o Conselho Municipal de Educação (CME) e a implementação de Espaços Sonoros – Ateliês Musicais nas escolas. Conclui-se que, embora a música seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento integral da criança, há uma lacuna na formação dos professores e na compreensão de seu papel intrínseco no currículo. A pesquisa oferece subsídios para o aprimoramento das práticas pedagógico-musicais em Tramandaí, fortalecendo o ensino de música e promovendo experiências mais significativas e alinhadas à legislação vigente.
dc.language.iso 251201s2025 bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação musical
dc.subject Educação
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Pesquisa documental
dc.subject Crianças
dc.title Práticas musicais nas escolas infantis: uma pesquisa documental na Rede Municipal de Ensino de Tramandaí/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:78


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