A adoção de ações e atitudes sustentáveis no contexto escolar são indispensáveis para promover a educação da população quanto ao equilíbrio ambiental do planeta. As ações locais são a base das mudanças em nível global. Desenvolver a prática da reutilização de resíduos sólidos como forma de sustentabilidade neste meio é fundamental para a educação dos futuros cidadãos, garantindo qualidade para os agentes envolvidos. O presente trabalho objetiva fomentar a educação ambiental na escola, como estratégia para a gestão dos resíduos sólidos gerados, através da segregação correta dos resíduos, redução do consumo de produtos industrializados e reutilização de materiais. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação, por ser esta realizada no âmbito de uma escola e envolver ações transformadoras do processo de ensinoaprendizagem. Para isso, realizou-se: a) mapeamento da estrutura física da escola, identificando os pontos de geração de resíduos; b) caracterização e classificação dos resíduos; c) desenvolvimento de práticas de educação ambiental e, d) indicação de ações que possam contribuir para a gestão dos resíduos na escola. A comunidade escolar da EEEMGV é composta por 23 professores, 12 funcionários e 138 alunos, sendo que a média mensal de resíduos recicláveis produzidos na escola foi de 190,5 Kg e de resíduos orgânicos foi de 234 Kg mensais. As práticas desenvolvidas na escola despertaram nos estudantes o interesse pela coleta seletiva, levando-os a perceber que é necessário que os resíduos sejam descartados corretamente, permitindo o reaproveitamento desses materiais.