dc.description.abstract |
O presente artigo se constitui como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada para o Trabalho de conclusão de curso, da especialização em Meio ambiente e Biodiversidade, na UERGS/ Litoral Norte. O referido estudo tem como tema a Arte, a Educação Ambiental e a Ecopedagogia, enfatizando a importância do papel do professor de Arte na formação dos alunos, nos seus processos criativos que envolvem a utilização de materiais recicláveis nas aulas de Artes do ensino fundamental, no sentido de instigar a consciência a respeito do meio ambiente para uma cidadania planetária. A contemporaneidade se constitui como um tempo de crise em todos os setores, e a crise ecológica como um processo sem precedentes é muito desafiador para humanidade do século XXI, sendo assim, o estudo destaca a relevância da temática no contexto atual, quanto as relações entre a Arte, a educação com o meio ambiente, a sociedade e a cultura, principalmente, quanto a importância da Arte e da Educação Ambiental no ensino fundamental e da Ecopedagogia para formação da cidadania planetária. A pesquisa tem como objetivo portanto, ressaltar a importância da Arte na relação com a Educação Ambiental, buscando o sentido dos processos artísticos e criativos, interconectados com o processo pedagógico, destacando a utilização dos materiais recicláveis nas aulas de Artes no Ensino Fundamental, a fim de que os processos artísticos possibilitem ensino e aprendizagens, desenvolver e ampliar conhecimentos e saberes, a respeito do ecossistema e da sustentabilidade, a partir de experiências com materiais que são usados no diaa-dia, que na maioria das vezes são descartados, mas, que podem ser reutilizados no processo artístico, nas aulas de Artes, no intuito de despertar não somente a criatividade, mas a consciência no sentido de preservar a natureza. Podemos destacar alguns teóricos que embasaram a pesquisa; Duarte Jr. (1996), Arte-Educação, Jacobi (2005) concepção de Arte e Educação Ambiental, meio ambiente; Parode (2007) sobre a Arte, Educação e o papel do professor e Gadotti (2010) a questão da Educação, da Ecopedagogia na formação de cidadãos para cidadania planetária, entre outros. |
|