REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Arte, educação ambiental e ecopedagogia: utilização de materiais recicláveis nas aulas de artes no Ensino Fundamental e a preservação do meio ambiente

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Parode, Valquíria Pezzi
dc.contributor.author Krumberg, Ronaldo Rodrigues
dc.date.accessioned 2021-02-26T14:09:48Z
dc.date.available 2021-02-26T14:09:48Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1063
dc.description.abstract O presente artigo se constitui como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada para o Trabalho de conclusão de curso, da especialização em Meio ambiente e Biodiversidade, na UERGS/ Litoral Norte. O referido estudo tem como tema a Arte, a Educação Ambiental e a Ecopedagogia, enfatizando a importância do papel do professor de Arte na formação dos alunos, nos seus processos criativos que envolvem a utilização de materiais recicláveis nas aulas de Artes do ensino fundamental, no sentido de instigar a consciência a respeito do meio ambiente para uma cidadania planetária. A contemporaneidade se constitui como um tempo de crise em todos os setores, e a crise ecológica como um processo sem precedentes é muito desafiador para humanidade do século XXI, sendo assim, o estudo destaca a relevância da temática no contexto atual, quanto as relações entre a Arte, a educação com o meio ambiente, a sociedade e a cultura, principalmente, quanto a importância da Arte e da Educação Ambiental no ensino fundamental e da Ecopedagogia para formação da cidadania planetária. A pesquisa tem como objetivo portanto, ressaltar a importância da Arte na relação com a Educação Ambiental, buscando o sentido dos processos artísticos e criativos, interconectados com o processo pedagógico, destacando a utilização dos materiais recicláveis nas aulas de Artes no Ensino Fundamental, a fim de que os processos artísticos possibilitem ensino e aprendizagens, desenvolver e ampliar conhecimentos e saberes, a respeito do ecossistema e da sustentabilidade, a partir de experiências com materiais que são usados no diaa-dia, que na maioria das vezes são descartados, mas, que podem ser reutilizados no processo artístico, nas aulas de Artes, no intuito de despertar não somente a criatividade, mas a consciência no sentido de preservar a natureza. Podemos destacar alguns teóricos que embasaram a pesquisa; Duarte Jr. (1996), Arte-Educação, Jacobi (2005) concepção de Arte e Educação Ambiental, meio ambiente; Parode (2007) sobre a Arte, Educação e o papel do professor e Gadotti (2010) a questão da Educação, da Ecopedagogia na formação de cidadãos para cidadania planetária, entre outros.
dc.language.iso 210205s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Educação ambiental - Brasil
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ecopedagogia
dc.title Arte, educação ambiental e ecopedagogia: utilização de materiais recicláveis nas aulas de artes no Ensino Fundamental e a preservação do meio ambiente
dc.type TCCP - Pós-Graduação
local.degree.date Unidade em Litoral Norte - Osório
local.degree.grantor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
local.description.areasdoconhecimento M504:37


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples