| dc.contributor.advisor | Lanzanova, Luciane Sippert | |
| dc.contributor.author | Lemos, Ana Claudia Monteiro Ribeiro | |
| dc.date.accessioned | 2021-03-09T13:43:22Z | |
| dc.date.available | 2021-03-09T13:43:22Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.date.submitted | 2019 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1081 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise comparativa entre a obra literária Fala Sério, Mãe! De Thalita Rebouças e sua adaptação fílmica e verificar se esta contribui para a formação do leitor. A metodologia é baseada em pesquisa bibliográfica a partir de Lajolo (1996), Coloda (1972), Rey (1989), Sotta (2015), Santaella (1994) dentre outros e análise comparativa focada na transformação da obra literária por meio da apropriação de algumas imagens figurativas, ações ou diálogos presentes na adaptação para o cinema, elucidando algumas diferenças estabelecidas entre as duas linguagens. Os resultados demonstram que as adaptações cinematográficas de obras literárias contribuem para a formação de leitores ao divulgar a existência de uma obra nas quais foram baseadas e auxiliam para que o leitor sinta-se capaz de explorar diferentes formas de linguagens. | |
| dc.language.iso | 200708#########bl##################por## | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Cinema - História | |
| dc.subject | Adaptação cinematográfica | |
| dc.subject | Formação do leitor | |
| dc.title | "Fala sério, mãe!": um estudo comparativo entre a obra literária e o filme e sua contribuição na formação do leitor | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.degree.date | Unidade em Porto Alegre | |
| local.degree.grantor | Universidade Estadual do Rio Grande do Sul | |
| local.description.areasdoconhecimento | M028.6 | |
| dc.description.additionalinformation | Inclui cópia em Cd-rom. |