Este artigo tem como tema a leitura na infância e objetiva compreender se o contato de crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista com esta prática pode contribuir para a sua inserção social, haja vista que dentre ...
A partir de alguns conceitos norteadores, como representatividade e decolonialidade, pensamos o presente trabalho, que reflete acerca da importância do letramento literário em uma proposta pedagógica na Educação Infantil ...
A partir de alguns conceitos norteadores, como representatividade e decolonialidade, pensamos o presente trabalho, que reflete acerca da importância do letramento literário em uma proposta pedagógica na Educação Infantil ...
O presente artigo se constitui como pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada para o trabalho de conclusão do Curso de Formação do Leitor, na UERGS/ Porto Alegre. O referido estudo tem como tema a Leitura, ...
Este artigo se constitui a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como tema as redes sociais e o papel dos livros em tempos de Facebook e Instagram. O trabalho em questão tem por objetivo discutir a relação entre o ...
Este artigo reflete sobre a prática leitora-formativa com crianças e poesia na Educação Infantil no Desenvolvimento de possibilidades desafiadoras na escola em praticar na infância o vínculo da leitura de poemas com sua ...
O presente artigo objetiva promover uma reflexão acerca do papel desempenhado pela poesia — e pelo poeta — na (trans)formação do (escri)leitor. Falamos em transformação do escrileitor, pois acreditamos que a formação do ...
O presente trabalho tem por objetivo debater o processo da leitura no auxílio ao aprendizado da língua inglesa em sala de aula, discutindo as suas estratégias e o que pode ser utilizado na perspectiva da relação educador-educando ...
Este artigo tem o intuito de abrir uma discussão sobre leitura, letramento literário e a performance literária. Defende-se aqui que a performance literária seja uma estratégia de prática de ensino que potencializa a ...
Esta monografia investiga a influência da narrativa compartilhada na formação leitora. Apresenta o RPG como ferramenta que desperta o interesse em literatura, especificamente a literatura dos cenários onde o jogo se passa. ...
Este artigo tem como objetivo geral refletir acerca da transposição midiática entre Literatura e Cinema a
partir do texto-base Uma valsa para Bruno Stein, romance de Charles Kiefer (1986) e o filme homônimo
(2007), de Paulo ...
A pesquisa foi desenvolvida no 4º ano do Ensino Fundamental I, em escola particular de Porto Alegre/RS. Objetivou investigar os impactos da leitura compartilhada mediada pelo Google Meet na formação de crianças leitoras. ...
O presente artigo tem como objetivo analisar como se constituem os momentos de leitura literária em turmas da Educação Infantil. Traz um estudo documental exploratório, tendo como objeto de pesquisa cadernos de registros ...
Este artigo potencializa a reflexão e a discussão sobre o letramento literário-cinematográfico com alunos do Ensino Médio. Propõe estratégias de ações que viabilizem auxiliar o corpo docente na prática de
formação leitora ...
Este artigo reflete sobre a Biblioteca Municipal de Porto Alegre Josué Guimarães e o Projeto Livros de
nossas vidas na formação de leitores, no fortalecimento da democracia, na construção de visão crítica de
mundo e de ...
Este estudo inclui todos os cursos de Bacharelado em Biblioteconomia ofertados na jurisdição do Rio Grande do Sul e, através das grades curriculares que se encontravam online, investiga a presença da temática leitura, de ...
Apresenta-se aqui um estudo sobre o grupo de leitura do Facebook Agatha Christie Brasil, através de suas postagens, relatos e como esse grupo pode ajudar no incentivo à leitura e formação do leitor, baseado em Halbwachs ...
Considerando que a Base Nacional Comum Curricular reúne em áreas de conhecimento os diferentes componentes curriculares e um destes é reservado para as linguagens e ainda, de que há uma dívida com a população que não ...
A monografia “Teoria e Prática da (De) Formação do Leitor: uma pesquisa bibliográfica exploratória” objetiva buscar, se não uma resposta, ao menos um caminho que nos guie à pergunta norteadora: “Por que leitores, ávidos ...
Esse estudo se baseia em um relato de experiência e aborda a atuação do bibliotecário, fora do ambiente e dos limites da biblioteca (ALMEIDA JÚNIOR, 1997), em ações culturais de incentivo à leitura e à escrita, que pretendem ...