Considerando que a Base Nacional Comum Curricular reúne em áreas de conhecimento os diferentes componentes curriculares e um destes é reservado para as linguagens e ainda, de que há uma dívida com a população que não conseguiu atingir a escolarização na idade certa e a necessidade de desenvolver o letramento para garantia de pleno exercício da cidadania, este trabalho tem como objetivo investigar o que textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos após atividades de leitura de diferentes linguagens artísticas revelam sobre conhecimento artístico. Para tanto, as questões do conhecimento e conhecimento artístico, da arte e da literatura como linguagem, do letramento literário e formação do leitor foram abordadas numa perspectiva de interação entre esses elementos e as estratégias para leitura da arte. Para verificar esse conhecimento artístico foram desenvolvidas atividades com quarenta e oito alunos, divididos em três grupos, da Educação de Jovens e Adultos para realizar a coleta de dados. No primeiro encontro, o quadro As duas Fridas, da pintora Frida Khalo, foi observado e analisado; e no segundo, uma produção textual foi proposta após a leitura do conto Um do livro Quatro Negros, de Luís Augusto Fischer. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida com base na análise dos conteúdos escritos, em que os esquemas criados para a leitura do quadro foram comparados com os dados registrados sobre a pintura, enquanto os textos selecionados foram analisados a partir dos elementos do texto narrativo. Como resultado desta pesquisa, verificou-se que mesmo que estes estudantes não tenham frequentado a escola na idade certa e mesmo possuindo um déficit na questão da construção textual, o conhecimento artístico se apresenta como uma influência da sua experiência de vida e seu conhecimento de mundo, o conhecimento artístico posto desta forma é fruto da percepção dos estudantes. Melhorias nesta pesquisa podem ser realizadas utilizando outras linguagens aqui não citadas e outros componentes curriculares de outras áreas do conhecimento.