REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Leitura, arte e literatura: um olhar sobre o conhecimento artístico na Educação de Jovens e Adultos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Accorsi, Ana Maria Bueno
dc.contributor.author Aguiar, Adriana de
dc.date.accessioned 2021-04-05T12:04:29Z
dc.date.available 2021-04-05T12:04:29Z
dc.date.issued 2019
dc.date.submitted 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1168
dc.description.abstract Considerando que a Base Nacional Comum Curricular reúne em áreas de conhecimento os diferentes componentes curriculares e um destes é reservado para as linguagens e ainda, de que há uma dívida com a população que não conseguiu atingir a escolarização na idade certa e a necessidade de desenvolver o letramento para garantia de pleno exercício da cidadania, este trabalho tem como objetivo investigar o que textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos após atividades de leitura de diferentes linguagens artísticas revelam sobre conhecimento artístico. Para tanto, as questões do conhecimento e conhecimento artístico, da arte e da literatura como linguagem, do letramento literário e formação do leitor foram abordadas numa perspectiva de interação entre esses elementos e as estratégias para leitura da arte. Para verificar esse conhecimento artístico foram desenvolvidas atividades com quarenta e oito alunos, divididos em três grupos, da Educação de Jovens e Adultos para realizar a coleta de dados. No primeiro encontro, o quadro As duas Fridas, da pintora Frida Khalo, foi observado e analisado; e no segundo, uma produção textual foi proposta após a leitura do conto Um do livro Quatro Negros, de Luís Augusto Fischer. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida com base na análise dos conteúdos escritos, em que os esquemas criados para a leitura do quadro foram comparados com os dados registrados sobre a pintura, enquanto os textos selecionados foram analisados a partir dos elementos do texto narrativo. Como resultado desta pesquisa, verificou-se que mesmo que estes estudantes não tenham frequentado a escola na idade certa e mesmo possuindo um déficit na questão da construção textual, o conhecimento artístico se apresenta como uma influência da sua experiência de vida e seu conhecimento de mundo, o conhecimento artístico posto desta forma é fruto da percepção dos estudantes. Melhorias nesta pesquisa podem ser realizadas utilizando outras linguagens aqui não citadas e outros componentes curriculares de outras áreas do conhecimento.
dc.language.iso 200706#2019####bl##################por##
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Formação do leitor
dc.subject Conhecimento artístico
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.title Leitura, arte e literatura: um olhar sobre o conhecimento artístico na Educação de Jovens e Adultos
dc.type Arquivo digital
local.degree.date Unidade em Porto Alegre
local.degree.grantor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
local.description.areasdoconhecimento M028.6


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples